Como Estudar Inglês Sem Gramática

Não me julgue louco! Vou te pedir que queime suas apostilas de gramática.

No Brasil e em muitas escolas do exterior a única coisa falada é “você deve aprender gramática”, aprenda como se conjuga o verbo, como se flexiona o tempo, como se usa a frase corretamente. Não me interprete mal, você tem que saber, mas a maneira como se aprende nas escolas tradicionais é muito chata!

Não é muito estranho muitos saberem gramática e não conseguirem falar? Vou explicar…

Por Que Você deve Abandonar a Gramática Hoje E Nunca Mais Querer Saber Dela

Por ser artificial, te desmotivará! Aprender gramática é aprender regras. Ninguém fala “eu adoro decorar regras”.

Não importa quantos exercícios você faça: é muito difícil decorar uma regra gramatical.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Então o que é natural?

Voltamos ao tempo em que éramos crianças, estávamos aprendendo português…

Me responde: com três anos você não estava começando a falar o idioma quase que perfeitamente?

Sim? E você precisou saber alguma regra gramatical para aprender a falar a língua?

Acredito que não.

Somente depois, na escola, com aulas hipermegachatas de português que você foi forçado a aprender! Talvez neste momento você não se lembra de nada daquleas aulas, e nem por isso você sai por aí falando errado, certo?

Você acha mesmo que a professora com “objeto transitivo direto e objeto intransitivo indireto” colaborou em alguma coisa no seu aprendizado? Que inconscientemente a professora implantou as regras e agora você está falando corretamente?

O que você aprendeu de português na sua escola não o influenciou em nada e sim fez você perder seu tempo e nada mais. Sim. Isso inclusive está sendo repensado no Brasil.

Principalmente no que tange a regras. As únicas coisas das aulas de português da escola que realmente fez você melhorar o português eram a interpretação de texto, leitura, escrita e fala da sua professora em corrigir os seus escritos.

Durante a infância os seus professores foram seus pais que o corrigiam.

Idioma é Uma Habilidade Inconsciente

O linguista Chomsky teorizou sobre gramática universal,  que diz que em cada ser humano há a habilidade natural de aprender um idioma à qual for exposta..

Não importa o quanto você fale com um chimpanzé, ele nunca falará um idioma complexo.

Ele defendeu que toda a língua do mundo tem a mesma estrutura das classes gramaticais, os verbos, os sujeitos, as conjunções, as preposições…

Porque ela se baseia em algo comum de todos os seres humanos que está em nossa característica inata de saber falar, desenvolvida ao longo de milênios de conversação. Isso explica como uma criança é capaz de falar frases extremamente complexas sem nunca ter estudado diretamente, os linguistas não chegaram a conclusões definitivas.

Como Aprender Da Forma Como Uma Criança Aprende A Língua Materna

Quando falamos de inconsciente não estamos falando somente desta habilidade inata, mas da maneira como somos capazes de aprender de forma indireta.

O que aconteceu com essa criança que começou a formar frases complexas sem nunca ter estudo é que ela foi exposta ao idioma durante 3 anos inteiros da vida dela, desde que ela era um bebezinho.

Quanto mais se falava, mais se memorizava os padrões linguístico do idioma. Porque  o idioma não é nada mais do que a repetição constante do que você já aprendeu, não é uma habilidade criativa, a não ser que você crie gírias. Todas as pessoas falam o que elas já ouviram alguma vez na vida.

O mesmo não se aplica somente as palavras. Quando se trata de estruturas gramaticais a mesma coisa acontece: se tem que dizer algo no “present continuous” você diz porque isso faz sentido para você, não por que existe uma regra que vem posterior a esse acontecimento, ou seja, as regras gramaticais são uma forma de explicar logicamente uma estrutura que aprendemos naturalmente.

Agora, um adulto querer aprender inglês com um livro de gramática, e depois resolver exercícios…  não dará certo. Ele está invertendo os papéis, quando de fato ele deve estar ouvindo inglês por no mínimo 1500 horas.

Lembremos que na maior parte da vida de uma criança ela ouviu e ouviu, por isso essa é a parte mais importante do sistema: você ouvir exaustivamente.

Além disso, para aperfeiçoar mais ainda um idioma, a criança começa a falar, e ser corrigida pelos pais. É outro processo que, quando adulto, a pessoa deve passar ser corrigida ou se autocorrigir – é possível sozinho.

É o processo complexo que a criança irá adquirir:  ao começar a falar ela usará simplesmente o que aprendeu ouvindo. E quanto mais ela falar (que é o que se chama de output), mais se tornará capaz de falar correta e fluentemente o idioma inglês.

Então todo o processo, as estruturas gramaticais corretas, o vocabulário, automaticamente entraram em sua mente sem a real necessidade de você saber essas regras.

E aí será que vale a pena pegar uma apostila agora e tentar resolver exercícios ou você não quer simplesmente ver um filme em inglês sem legenda?

E se focar em adquirir vocabulário. Saiba mais em the lexical approuch.


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Mario Anaya
    Últimos posts por Mario Anaya (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Comentários
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários