Como Treinar os Ouvidos Para Entender 100% do Inglês

O ditado tem sido usado no aprendizado de línguas há várias centenas de anos, e os metodologistas costumam fazer afirmações pedagógicas por seu valor. Davis e Rinvolucri escrevem que “Decodificar os sons de [inglês] e recodificá-los por escrito, é uma grande tarefa de aprendizagem” (1988) e Frodesen escreve que o ditado pode ser “uma maneira eficaz de resolver erros gramaticais na escrita que podem ser o resultado de percepção auditiva errônea do inglês … O ditado pode ajudar os alunos a diagnosticar e corrigir esses tipos de erros, bem como outros. ” (1991) Montalvan escreve que “à medida que os alunos desenvolvem sua compreensão auditiva do significado e também da relação entre os segmentos da linguagem, eles estão aprendendo a gramática”. (1990)

Apesar de afirmações como essas de metodologistas respeitados, o ditado não é amplamente usado em programas de ESL. Da mesma forma, há muito tempo é ignorado na maioria dos programas de treinamento de professores. O objetivo deste artigo é reintroduzir o ditado como um dispositivo valioso para a aprendizagem de línguas e sugerir maneiras de usá-lo de forma eficaz e interessante.

O ditado com maiores possibilidades de aprendizagem é o ditado de texto ortográfico, no qual o aluno transcreve um áudio curto. Esse é o clássico exercício de ditado com o qual todos os professores de línguas estrangeiras estão familiarizados. Além de reforçar as correlações de ortografia / som do inglês, o ditado de texto ortográfico revela a compreensão e as deficiências gramaticais na qual o próprio aluno poderá ter consciência dos erros por meio da comparação.

Discutirei o uso e os benefícios do ditado de texto ortográfico neste artigo.

Selecionando um Ditado.

O objetivo é forçar os alunos a aprender o que ouvem e o que não ouvem. Portanto, o áudio deve ditar textos desconhecidos, tornando a experiência de escuta dos alunos o aspecto principal do ditado.

Para quaisquer palavras que os alunos não possam ter esperança de transcrever, digo-lhes que deixem um espaço em branco e continuem a transcrever o ditado.

Repetir o áudio ditado uma terceira e quantas vezes forem necessárias na velocidade normal de fala. Durante a leitura, os alunos verificam seus trabalhos e fazem as últimas alterações.

Avaliação das transcrições dos alunos

Compare o texto que o aluno escreve com o transcrito do áudio usado para o ditado. O erro de compreensão gerará ideias, desenvolvendo capacidade de reconhecer os sons do áudio.

Conclusão

“[O ditado] garante uma escuta atenta; treina os alunos para distinguir sons; ajuda a fixar conceitos de pontuação; permite que os alunos aprendam a transferir oralmente sons para símbolos escritos; ajuda a desenvolver a compreensão auditiva; e auxilia na autoavaliação. “

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image