- Guia Completo do Iniciante: Tudo Sobre Aprender Inglês - 9 de julho de 2025
- Quando Usar TO ou FOR em Inglês - 3 de julho de 2025
- Responder “Thank you” com “Not for that” – Pode? - 3 de julho de 2025
Table of contents
Aviso aos Estudantes: Transcrição do Áudio Disponível Abaixo – Evite Visualizar Antes de Ouvir para um Aprendizado Eficiente!
Transcrição:
Jonathan is currently learning Japanese at his college. He has previously tried to learn Japanese on his own from books but had trouble focusing so he was very excited when he found out that his college offered Japanese language classes. Jonathan’s favorite part about taking Japanese classes at his college is being able to study with his classmates. He loves practicing his speech and listening skills so he is always joining the study groups with his peers. Jonathan feels like he is learning Japanese much easier compared to when he was studying alone because he is a collaborative learner. Jonathan’s roommate Thomas, on the other hand, is able to learn Japanese on his own through online courses and videos on Youtube. Thomas prefers to learn by himself because he gets nervous around others over his accent when he speaks foreign languages. Even though his classmates are also learning Japanese for the first time, Thomas feels embarrassed speaking Japanese around others when he hasn’t perfected his speaking skills yet.
Tradução:
Jonathan está aprendendo japonês na faculdade. Ele já tinha tentado estudar sozinho com livros, mas achava difícil manter o foco, então ficou muito animado ao descobrir que sua faculdade oferecia aulas de japonês. O que ele mais gosta nas aulas é poder estudar com os colegas. Ele adora praticar a fala e a escuta, por isso sempre participa dos grupos de estudo com os amigos. Jonathan sente que aprender japonês está sendo muito mais fácil agora do que quando estudava sozinho, porque ele aprende melhor em colaboração. Já seu colega de quarto, Thomas, consegue aprender japonês sozinho por meio de cursos online e vídeos no YouTube. Thomas prefere estudar por conta própria, pois fica nervoso com seu sotaque ao falar línguas estrangeiras na frente dos outros. Mesmo sabendo que seus colegas também estão aprendendo japonês pela primeira vez, Thomas se sente envergonhado de falar a língua com eles enquanto não domina bem a pronúncia.
Transcrição e Redação Lado a lado
Jonathan is currently learning Japanese at his college. He has previously tried to learn Japanese on his own from books but had trouble focusing so he was very excited when he found out that his college offered Japanese language classes. Jonathan’s favorite part about taking Japanese classes at his college is being able to study with his classmates. He loves practicing his speech and listening skills so he is always joining the study groups with his peers. Jonathan feels like he is learning Japanese much easier compared to when he was studying alone because he is a collaborative learner. Jonathan’s roommate Thomas, on the other hand, is able to learn Japanese on his own through online courses and videos on Youtube. Thomas prefers to learn by himself because he gets nervous around others over his accent when he speaks foreign languages. Even though his classmates are also learning Japanese for the first time, Thomas feels embarrassed speaking Japanese around others when he hasn’t perfected his speaking skills yet.
Jonathan está aprendendo japonês na faculdade. Ele já tinha tentado estudar sozinho com livros, mas achava difícil manter o foco, então ficou muito animado ao descobrir que sua faculdade oferecia aulas de japonês. O que ele mais gosta nas aulas é poder estudar com os colegas. Ele adora praticar a fala e a escuta, por isso sempre participa dos grupos de estudo com os amigos. Jonathan sente que aprender japonês está sendo muito mais fácil agora do que quando estudava sozinho, porque ele aprende melhor em colaboração. Já seu colega de quarto, Thomas, consegue aprender japonês sozinho por meio de cursos online e vídeos no YouTube. Thomas prefere estudar por conta própria, pois fica nervoso com seu sotaque ao falar línguas estrangeiras na frente dos outros. Mesmo sabendo que seus colegas também estão aprendendo japonês pela primeira vez, Thomas se sente envergonhado de falar a língua com eles enquanto não domina bem a pronúncia.
Atividades
2) Principais Estruturas Gramaticais
Present Perfect
Estrutura: has/have + past participle Exemplo do texto: “He has previously tried to learn Japanese” Uso: Indica uma ação que aconteceu no passado mas tem relevância no presente. Jonathan tentou aprender japonês antes (passado) e essa experiência influencia sua situação atual.
Present Continuous
Estrutura: am/is/are + verb-ing Exemplo do texto: “Jonathan is currently learning Japanese” Uso: Descreve ações em progresso no momento presente ou em um período atual.
Comparativo com “much + easier”
Estrutura: much + comparative adjective Exemplo do texto: “he is learning Japanese much easier” Uso: “Much” intensifica o comparativo, indicando uma diferença significativa.
Gerúndio após preposições
Estrutura: preposition + verb-ing Exemplos do texto:
- “trouble focusing”
- “excited when he found out”
- “nervous around others over his accent” Uso: Após preposições, sempre usamos o verbo na forma -ing (gerúndio).
Present Perfect + yet
Estrutura: hasn’t/haven’t + past participle + yet Exemplo do texto: “when he hasn’t perfected his speaking skills yet” Uso: Indica que algo ainda não aconteceu até o momento presente.
3) Vocabulário Principal
Palavras-chave
- currently = atualmente
- previously = anteriormente
- trouble = dificuldade
- excited = empolgado
- offered = ofereceu
- peers = colegas (da mesma idade/nível)
- compared to = comparado a
- alone = sozinho
- embarrassed = envergonhado
- perfected = aperfeiçoado
Expressões e Colocações
- on his own = por conta própria
- had trouble focusing = teve dificuldade para se concentrar
- found out = descobriu
- study groups = grupos de estudo
- feels like = sente que/parece que
- on the other hand = por outro lado
Phrasal Verbs
- found out = descobriu
- joining in = participando de
Conectivos
- on the other hand = por outro lado (contraste)
- even though = embora/mesmo que
- because = porque
- when = quando
- compared to = comparado a
Vocabulário de Aprendizagem
- collaborative learner = aprendiz colaborativo
- self-study = autoestudo
- practicing = praticando
- speech skills = habilidades de fala
- listening skills = habilidades de escuta
- online courses = cursos online
- foreign languages = línguas estrangeiras
4) Pronúncia
- through [θruː] – “thru” (Som do “th” como em “think” + “ru”)
- embarrassed [ɪmˈbærəst] – “im-BÉ-rest” (Atenção: dois “r” mas só um é pronunciado)
- foreign [ˈfɔːrɪn] – “FÓ-rin” (O “g” é silencioso)
- language [ˈlæŋɡwɪdʒ] – “LÊN-guidj” (Som de “dj” no final)
- previously [ˈpriːviəsli] – “PRÍ-vi-as-li” (Quatro sílabas, acento na primeira)
5) Answer Key
Gabarito Consolidado:
- B
- C
- A
- B
- C
6) Extension Activity
Speaking/Writing Activity: “My Learning Style”
Objetivo: Praticar vocabulário sobre aprendizagem e expressar preferências pessoais.
Instruções:
- Writing (15 minutos): Escreva um parágrafo (80-100 palavras) descrevendo seu estilo de aprendizagem preferido. Use o vocabulário do texto e responda:
- Are you more like Jonathan or Thomas?
- What helps you learn better – studying alone or with others?
- What challenges do you face when learning something new?
- Give specific examples from your own experience.
- Speaking (10 minutos): Em pares, compartilhe seu parágrafo e discuta:
- What are the advantages of your learning style?
- What are the disadvantages?
- How can you improve your learning methods?
Modelo de início: “I am more like [Jonathan/Thomas] because I prefer to… When I’m learning something new, I usually…”
Vocabulário útil para a atividade:
- I work best when…
- I find it difficult to…
- I get distracted when…
- I feel comfortable/uncomfortable…
- My favorite way to study is…
Descubra a seleção dos melhores cursos de inglês online que realmente funcionam para brasileiros. Compare os métodos, preços e benefícios de cada um.
Ver os Cursos de Inglês Online