Texto de inglês 20 – Are you into politics?

Mario Anaya Nunes
Rede Social
Últimos posts por Mario Anaya Nunes (exibir todos)

Aviso aos Estudantes: Transcrição do Áudio Disponível Abaixo – Evite Visualizar Antes de Ouvir para um Aprendizado Eficiente!

O vídeo possui a função picture-in-picture: clique na setinha no canto inferior direito do vídeo para continuar ouvindo o áudio enquanto navega pelo texto.

Transcrição:

Robinson is very into reading about politics. He believes that it is important to understand what policies are being set up for citizens because these policies will affect their everyday lives. Robinson tries to stay caught up on the news every week and participates in every election. He feels that it is his duty as a responsible citizen to be aware of what is going on politically. When he has extra time, he likes to spend time reading about politics in other countries as well to see what is happening on an international scale. His best friend Henry does not agree with him. Henry does not like to involve himself in politics because he finds it is boring. Robinson has tried many times to convince him how important it is to be aware of changing policies and what they mean to the average citizen but Henry is not interested in learning. Henry finds politics to be too complicated and at times discouraging.

Tradução:

Robinson é muito interessado em ler sobre política. Ele acredita que é importante entender quais políticas estão sendo criadas para os cidadãos, pois elas impactam diretamente a vida cotidiana. Robinson se esforça para acompanhar as notícias toda semana e participa de todas as eleições. Ele sente que é seu dever como cidadão responsável estar ciente do que acontece no cenário político. Quando tem tempo extra, gosta de ler sobre política em outros países para entender o que está acontecendo em escala internacional. Seu melhor amigo, Henry, não concorda com ele. Henry não gosta de se envolver com política porque acha o assunto chato. Robinson já tentou várias vezes convencê-lo da importância de acompanhar as mudanças nas políticas e o que elas significam para o cidadão comum, mas Henry não se interessa em aprender. Ele acha a política complicada demais e, por vezes, desanimadora.

Transcrição e Tradução

Robinson is very into reading about politics. He believes that it is important to understand what policies are being set up for citizens because these policies will affect their everyday lives. Robinson tries to stay caught up on the news every week and participates in every election. He feels that it is his duty as a responsible citizen to be aware of what is going on politically. When he has extra time, he likes to spend time reading about politics in other countries as well to see what is happening on an international scale. His best friend Henry does not agree with him. Henry does not like to involve himself in politics because he finds it is boring. Robinson has tried many times to convince him how important it is to be aware of changing policies and what they mean to the average citizen but Henry is not interested in learning. Henry finds politics to be too complicated and at times discouraging.

Robinson é muito interessado em ler sobre política. Ele acredita que é importante entender quais políticas estão sendo criadas para os cidadãos, pois elas impactam diretamente a vida cotidiana. Robinson se esforça para acompanhar as notícias toda semana e participa de todas as eleições. Ele sente que é seu dever como cidadão responsável estar ciente do que acontece no cenário político. Quando tem tempo extra, gosta de ler sobre política em outros países para entender o que está acontecendo em escala internacional. Seu melhor amigo, Henry, não concorda com ele. Henry não gosta de se envolver com política porque acha o assunto chato. Robinson já tentou várias vezes convencê-lo da importância de acompanhar as mudanças nas políticas e o que elas significam para o cidadão comum, mas Henry não se interessa em aprender. Ele acha a política complicada demais e, por vezes, desanimadora.

Atividade:

Texto em inglês 20

Question 1: What is Robinson's main motivation for following politics?

Question 2: The phrase "stay caught up on" in the text means:

Question 3: How does Robinson view his political engagement?

Question 4: What can we infer about the relationship between Robinson and Henry?

Question 5: According to the text, why does Henry avoid politics?

Clique em Enviar para ver os resultados

2) Principais Estruturas Gramaticais

Present Continuous para ações habituais com “always/constantly”

Estrutura: to be + very + into + gerund Exemplo do texto: “Robinson is very into reading about politics” Uso: “To be into” é uma expressão informal que significa ter grande interesse em algo. Sempre seguida de gerúndio ou substantivo.

Reported Speech (Discurso Indireto)

Estrutura: Subject + believes/feels/finds + that + clause Exemplos do texto:

  • “He believes that it is important…”
  • “He feels that it is his duty…”
  • “Henry finds politics to be too complicated” Uso: Para reportar pensamentos, crenças e opiniões de terceiros.

Infinitivo de Propósito

Estrutura: verb + to + infinitive (para expressar objetivo) Exemplos do texto:

  • “to understand what policies are being set up”
  • “to see what is happening”
  • “to convince him” Uso: Expressa o propósito ou objetivo de uma ação.

Present Perfect

Estrutura: has/have + past participle Exemplo do texto: “Robinson has tried many times to convince him” Uso: Indica uma ação que começou no passado e tem relevância no presente, sem tempo específico.

Passive Voice (Voz Passiva)

Estrutura: to be + past participle Exemplo do texto: “what policies are being set up for citizens” Uso: Foco na ação/processo em vez do agente. Presente contínuo passivo indica ações em andamento.

Because para causa e efeito

Estrutura: Main clause + because + reason Exemplos do texto:

  • “because these policies will affect their everyday lives”
  • “because he finds it is boring” Uso: Conecta causa e consequência de forma clara.

3) Vocabulário Principal

Palavras-chave – Política

  • politics = política
  • policies = políticas (regras/diretrizes)
  • citizens = cidadãos
  • election = eleição
  • duty = dever
  • responsible = responsável
  • aware = consciente
  • international scale = escala internacional
  • average citizen = cidadão comum

Verbos de Opinião e Pensamento

  • believes = acredita
  • feels = sente
  • agrees = concorda
  • finds = acha/considera
  • convince = convencer

Expressões e Colocações

  • very into = muito interessado em
  • set up = estabelecer/criar
  • caught up on = atualizado sobre
  • what is going on = o que está acontecendo
  • extra time = tempo extra/livre
  • many times = muitas vezes

Adjetivos Descritivos

  • important = importante
  • responsible = responsável
  • aware = consciente
  • boring = entediante
  • complicated = complicado
  • discouraging = desanimador
  • interested = interessado

Conectivos e Marcadores

  • because = porque
  • as well = também
  • but = mas
  • at times = às vezes
  • when = quando

Phrasal Verbs

  • set up = estabelecer
  • caught up on = manter-se atualizado
  • going on = acontecendo

4) Pronúncia

  1. politics [ˈpɒlətɪks] – “PÓ-la-tiks” (Atenção: acento na primeira sílaba)
  2. policies [ˈpɒləsiz] – “PÓ-la-siz” (Não confundir com “police”)
  3. citizen [ˈsɪtɪzən] – “SÍ-ti-zen” (Som de “z” no meio e no final)
  4. international [ˌɪntəˈnæʃənəl] – “in-ter-NÉ-sha-nal” (Cinco sílabas, acento na terceira)
  5. discouraging [dɪsˈkʌrɪdʒɪŋ] – “dis-KÂ-ri-djing” (Acento na segunda sílaba, som de “dj”)

5) Answer Key

Gabarito Consolidado:

  1. C
  2. B
  3. C
  4. B
  5. C

6) Extension Activity

Speaking/Writing Activity: “Informed Citizen Debate”

Objetivo: Praticar vocabulário sobre cidadania e política, além de expressar e defender opiniões pessoais.

Instruções:

  1. Preparation (10 minutos): Divida a turma em dois grupos:
    • Grupo A: Defende a posição de Robinson (importância do engajamento político)
    • Grupo B: Defende a posição de Henry (razões para não se envolver)
    Cada grupo prepara 3-4 argumentos usando o vocabulário do texto.
  2. Debate (15 minutos):
    • Cada grupo apresenta seus argumentos
    • Grupos respondem aos argumentos opostos
    • Moderador (professor) facilita a discussão
  3. Writing Follow-up (15 minutos): Individualmente, escreva um parágrafo (80-100 palavras) respondendo: “Do you think young people should be more involved in politics? Why or why not?”

Estruturas úteis para o debate:

  • I believe that…
  • It is important to…
  • In my opinion…
  • I disagree because…
  • On the other hand…
  • However, we must consider…

Argumentos modelo:

Grupo A (Robinson):

  • “Being informed helps us make better decisions…”
  • “It’s our responsibility as citizens to…”
  • “Policies directly affect our…”

Grupo B (Henry):

  • “Politics can be overwhelming because…”
  • “Not everyone has time to…”
  • “Sometimes it’s better to focus on…”

Vocabulário extra para a atividade:

  • civic duty = dever cívico
  • engagement = engajamento
  • awareness = consciência
  • participation = participação
  • democracy = democracia
  • rights = direitos
  • responsibilities = responsabilidades

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.