OMG! é, sem dúvida, uma das expressões mais populares dos dias atuais. Está no topo das listas de termos mais usados on-line. Se você viveu no planeta terra nos últimos 10 anos, você com certeza já viu em algum lugar.
Mas o que significa OMG! Nada mais e nada menos do que Oh My God! (ai meu Deus em português). Existem algumas variações, como Oh My Gosh ou Oh My Godness, mas todas querem dizer basicamente a mesma coisa).
Começou a ser utilizada em mensagens de textos e em conversas online, especialmente por meninas adolescentes dos Estados Unidos, para expressar espanto, admiração, surpresa ou até mesmo nojo por algo.
Alguns dizem que a origem está relacionada com o fato de que as mensagens via SMS antigamente tinham uma quantidade limitada de caracteres, por isso as meninas começaram a usar para poder caber mais texto. Já outros afirmam que a geração teen atual é um tanto quanto preguiçosa e passou a usar o acrônimo apenas por preguiça de digitar mesmo (eu acho mais provável que tenha sido a segunda opção).
Vamos a alguns exemplos de uso:
– OMG! You look so fab today! (Ai meu Deus! Você está incrível hoje!);
– A: He tried to kiss me (ele tentou me beijar)
B: OMG! (aqui pode significar tanto surpresa quanto nojinho.);
– Teacher: Good morning, class. Today we will have a surprise test (Bom dia, turma. Hoje vamos ter uma prova surpresa)
Students: OMG!
Um fator que ajudou muito para a expressão se tornar uma das mais populares do mundo foi a música com o mesmo nome lançada em 2010 pelo rapper americano Usher em parceria com o cantor Will.i.am. Depois do sucesso da música, a gíria passou a ser usada no mundo inteiro em sua forma original, sem tradução, até por países que não têm o inglês como língua nativa, inclusive o Brasil.
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.