Hotep não é uma expressão tão fácil de ser explicada, especialmente porque ela vem carregada de muita história. Por isso, vamos começar pela sua origem. É uma palavra egípcia que significa em paz. Usada no sentido de venho em paz, como um cumprimento.
Nos Estados Unidos, inicialmente era usada também como cumprimento, pela comunidade afro-americana, pois grande parte da cultura da África vem da cultura egípcia. Com o passar do tempo, foi sendo usada para identificar pessoas que se identificam bastante com a cultura negra, chamados de Afrocentrists, ou Afrocentristas.
São pessoas que não estão de acordo com as teorias que colocam o africanos à margem do pensamento e do conhecimento da humanidade. O afrocentrismo defende que se deve estudar as culturas não europeias, especialmente a cultura africana.
Entretanto, esse termo passou a ser tornar pejorativo, à medida que, em seu esforço em destacar o empoderamento africano, acabou dando ênfase a comportamentos tóxicos e problemáticos como misoginia, LBGTfobia, dentre outros.
Ou seja, uma coisa que era para ser um movimento positivo, em prol das sociedades e culturas africanos, acabou se transformando em algo negativo. Tudo isso porque esse movimento passou a ser levado ao seu extremo, passou a ser deturpada do seu conceito original.
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos.