Michel Thomas

Aprender um novo idioma pode ser uma tarefa desafiadora, mas graças a inovadores métodos de ensino, o processo pode se tornar mais acessível e eficiente. 

Um deles, conhecido como Método Michel Thomas, é extremamente popular entre artistas, celebridades e empresários do mundo todo há mais de 70 anos.

Para saber mais sobre e os cursos oficiais do método, não deixe de ler o post e chegar a sua própria conclusão de vale ou não a pena investir seu tempo e seu dinheiro nessa metodologia revolucionário até os dias atuais.

O que é o curso Michel Thomas?

O curso Michel Thomas é diferente de tantos outros no mercado, pois o seu foco é eliminar o estresse que surge com o aprendizado de um novo idioma, principalmente o estresse da falha.

Por isso, as aulas são todas em áudio e não possuem avaliações.

Para falar a verdade, o curso ensina diversas línguas, menos o inglês.

Sendo assim, é um bom meio de você adquirir um novo idioma usando o inglês como meio, caso tenha algum conhecimento da língua.  

Os idiomas oferecidos são: egípcio, holandês, francês, grego, alemão, hindi, italiano, irlandês, japonês, coreano, árabe moderno, mandarim, norueguês, polonês, português, russo, espanhol, sueco.

Mas o curso Michel Thomas pode ser visto como algo além, como uma metodologia para ao aprendizado de línguas estrangeiras.

Pensando nisso, você pode aplica-lo ao inglês sem nenhum problema. 

Antes de continuarmos, é preciso dizer que o seu método trabalhar apenas as habilidades de audição e de fala, então, nesses dois casos é possível seguir os níveis do CEFR de A1 à B1.


VER MELHORES CURSOS DE INGLÊS ONLINE DEFINITIVO

Quem foi Michel Thomas?

Primeiro, vamos conhecer quem é o homem por trás do método.

Tendo vivido e sofrido durante as duas grandes guerras, Thomas aprendeu uma coisa importantíssima: a capacidade oculta do cérebro. 

Por isso, dedicou seus estudos para entender o órgão e a sua vida à educação, tornando-se um linguista reconhecido por seu pioneirismo no campo do ensino de idiomas.

Sua experiência e abordagem inovadora o levaram a desenvolver um método de ensino que, até hoje, é considerado revolucionário.

Qual é o valor?

Os preços variam entre $11,99 a $273 na moeda americana.

Mas todos os cursos oferecem uma aula gratuita e o booklet.

Com é a metodologia Michel Thomas?

O Método Michel Thomas baseia-se em uma abordagem única, que se concentra em ensinar de forma natural e intuitiva, evitando o estresse e a tensão do ambiente de aprendizagem.

De forma simples, o método funciona de acordo com a forma que o cérebro humano prefere receber, armazenar e recuperar informações, para que, uma vez tendo assimilado, não se esqueça do que foi aprendido.

Além disso, ele elimina o que não considera essencial para o aprendizado, focando nãos componentes mais importantes, como blocos de estruturas, que podem ser recriados em frases autorais de acordo com seu próprio vocabulário. 

Quadro mostra jornais em inglês

A metodologia tem vários pilares essenciais que a tornam distinta, entre eles: 

  • Nenhum Memorização: Uma das características mais notáveis do método é a ausência de memorização. Michel Thomas acreditava que o processo de memorização inibia o aprendizado e o entendimento real do idioma.
  • Por isso, ao invés de enfatizar o aprendizado de vocabulário, o método se concentra na compreensão de como a língua funciona.
  • Construção de Frases: O método ensina os alunos a construir frases em vez de se concentrar em palavras isoladas. Isso permite que os alunos usem a língua de forma prática desde o início. A estratégia é similar à maneira como as crianças aprendem a falar sua língua materna.
  • Participação Ativa: As lições envolvem os alunos de maneira ativa. Os instrutores guiam os alunos em conversas e exercícios práticos, permitindo que eles adquiram habilidades de comunicação de forma natural. Os alunos participam, repetem e constroem frases à medida que progridem.
  • Concentração na Gramática: Embora o método evite a memorização de regras gramaticais, ele se concentra na compreensão da estrutura da língua. Os alunos aprendem a gramática intuitivamente, sem a necessidade de estudar regras complexas.

Como Funciona o curso de Michel Thomas?

O curso é composto por aulas em áudio que podem ser acessadas online ou por meio de mídias físicas, como CDs. Cada curso é projetado para iniciantes e não requer conhecimento prévio do idioma. 

O método Michel Thomas conta com cursos de idiomas divididos entre duas fases, sendo elas:

  • Fase 1

Voltando para construir a base linguística dos alunos, especialmente aqueles que não tiveram contato com o idioma. Em geral, os cursos se concentram no ensino de verbos, tempos verbais e um rico vocabulário útil.

Fazem parte dessa fase os cursos:

  1. Foundation – com o tempo médio de conclusão de 20 a 30 horas, esse curso constrói a base linguística necessária para aprender um idioma, através, principalmente, a partir do ensino de blocos de construção de frases simples e comuns, essenciais para a comunicação e compreensão.  
  2. Language Builder – feito para consolidar os conhecimentos adquiridos no curso anterior ou para nivelar os alunos, esse curso é voltado para a ampliação do vocabulário, incluindo expressões idiomáticas, para que o aluno possa se comunicar com mais facilidade e clareza.  
  3. Intermediate – com o tempo médio de conclusão de 15 a 20 horas, é voltado para quem já completou o ciclo básico ou que já possui alguma base no idioma, o curso intermediário leva o seu conhecimento para um outro nível. Através dos blocos de construção mais sofisticado e complexos, que são introduzidos em sequência, você será capaz de criar suas próprias frases, melhorando a sua conversação, sua gramática e seu vocabulário.  
  • Fase 2

Os cursos da fase 2 focam em aumentar o conhecimento de vocabulário e desenvolver a fluência na conversação.

Fazem parte dessa fase os cursos:

  1. Vocabulary – este curso apresenta mais de 1.000 novas palavras, verbos e frases do dia a dia por meio de blocos de construção de linguagem essenciais que permitem aumentar o vocabulário em etapas. 
  2. Insider’s – voltado para desenvolver a conversação de quem está nos níveis básicos e intermediários. Através de conversas autênticas sobre tópicos interessantes, o aluno poderá aumentar a sua fluência, sua compreensão auditiva e expandir o seu vocabulário na linguagem coloquial, possibilitando que se comunique como um falante nativo. 

Geralmente, esta é a ordem recomendada para os cursos de idiomas Michel Thomas:

1. Fundation

2. Language Builder

3. Intermediate

4. Vocabulary

5. Insider’s

No entanto, nem todos os idiomas possuem todos esses cursos, assim como alguns oferecem outros a mais.

Um outro ponto do seu curso é que as aulas são gravadas em um ambiente de sala de aula, o que causa a impressão de não estar aprendendo sozinho.

Os alunos que participam das gravações não seguem roteiros e não passam por nenhum treinamento ou preparação adicional – eles recebem apenas a orientação que é audível na gravação. 

Assim, você observa o sucesso deles e aprende com os seus erros.

Além disso, cada idioma é adquirido em condições de “tempo real”. Não há necessidade de interromper o processo para realizar tarefas de casa, exercícios adicionais ou memorização de vocabulário. 

O foco principal está em dedicar tempo para considerar as respostas às orientações do professor.

Ao refletir sobre esses aspectos, você estará incorporando a língua em seu cérebro da maneira que a pesquisa mostrou ser a mais eficaz para transferir informações para a memória de longo prazo.

Em geral, as lições seguem a seguinte estrutura:

  • Introdução: Cada lição começa com uma breve introdução ao tópico que será abordado.
  • Instruções e Exemplos: O instrutor fornece instruções claras e exemplos, muitas vezes utilizando alunos reais para demonstrar o processo de aprendizado.
  • Participação Ativa: Os alunos são convidados a se envolver ativamente nas lições, respondendo a perguntas, completando exercícios e repetindo frases.
  • Reforço da Compreensão: O método Michel Thomas é baseado na repetição e no reforço constante para garantir que os conceitos sejam entendidos e retidos.

Vale lembrar que o método ensina a linguagem coloquial do quotidiano, que permite a comunicação em situações comuns do dia a dia.  

Afinal, o Método Michel Thomas vale a pena?

A resposta é que depende bastante do que você está procurando em um curso/método.

Se você quer algo que te ofereça uma base nas 4 habilidades linguísticas (speaking, listening, reading e writing), então procure um outro método para complementá-lo, pois esse é voltado exclusivamente para a fala e audição.

Isso também pode ser um problema para quem está procurando aprender inglês para fins acadêmicos e profissionais, já que esses dois focam mais em leitura, escrita e em vocabulário formal, o que também não é o foco desse método.

E por se totalmente feito em áudio, pode ser um problema para prender a atenção no que está sendo ensinado, já que, como humanos, somos bem visuais.

Assim, pode ser que seja mito fácil de se distrair enquanto ouve uma das aulas.

Além disso, não tem como checar exatamente o progresso, pois não conta com testes ou provas.

No entanto, também considero esse um ponto interessante, já que, como alunos, estamos acostumados a memorizar uma matéria só para poder ser aprovado na prova, sem realmente ter internalizado o conhecimento.

Um outro ponto que acho legal é que a abordagem é mais natural, seguindo o processo de aquisição de línguas naturais, o que permite que o aluno aprenda de forma intuitiva e consiga desenvolver sua habilidade de conversação mais rápido do que em outros métodos.

Então, na minha opinião, acredito que o método é um bom complemento a outros, mas que não deve ser o único a ser utilizado para o aprendizado efetivo de inglês ou de outras línguas, a não ser que o objetivo seja a necessidade de desenvolver o speaking e o listening em pouco tempo.

E você, o que acha? Vale a pena dar uma chance para o método? 

0 0 votos
Nota para o Artigo
Se inscreva
Me notifique
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Aulas Particulares com Nativo

Desconto de 50% 

A forma mais rápida de aprender inglês é falando
Quero a Oferta!
*Primeira aula
close-link
Aulas De Inglês Particulares Com Nativos
Acessar
close-image
0
Comente!x