Dicas Infalíveis para Melhorar o Listening em Inglês

A compreensão oral ou, como chamamos em inglês, o Listening é a capacidade de extrair corretamente o significado de uma palavra, uma frase ou um texto apenas ouvindo outra pessoa falar.

Costumamos dividir o conhecimento de Inglês em quatro frentes distintas: Listening (ouvir: compreensão oral), Reading (ler: compreensão escrita), Speaking (falar: expressão oral) e Writing (escrever: expressão escrita).

Conforme a tabela abaixo, em que a linha azul representa a comunicação oral e a linha vermelha representa a comunicação escrita, é possível visualizar como a compreensão e a expressão são “dois lados da mesma moeda” na comunicação, assim como o fato de que as quatro capacidades estão totalmente correlacionadas.

Saber inglês de verdade é dominar o conjunto todo:

          compreensão expressão

LISTENINGSPEAKING
READINGWRITING

Não existe uma só forma correta de estudar, pelo contrário: a maioria dos professores de inglês defende que cada aluno possui uma combinação única de pontos fortes e fracos na hora de falar inglês, além de limitações pessoais diversas.

Portanto, as aulas particulares personalizadas são as mais eficazes.

Esta lógica se aplica às quatro frentes do idioma apresentadas acima, e é comum que o Listening apresente mais desafios aos estudantes de inglês, já que a compreensão oral não pode ser refeita várias vezes (como podemos reler uma frase até entender) e o que se ouve não contém somente palavras conhecidas (como acontece na hora de se expressar, seja falando ou escrevendo, em que optamos necessariamente por palavras com base no conhecimento já adquirido).

Existem diversas abordagens para estudar e melhorar a compreensão oral, e abaixo estão compiladas 10 estratégias de estudos para elevar sua capacidade de ouvir inglês.

São hábitos fáceis de adquirir que aprofundam o contato do estudante com o idioma falado.


1 – Ouvir músicas de artistas de países anglófonos
(Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, África do Sul, etc.)

Contexto ideal: A partir do nível A2.

Desafio: Identificar frases sendo cantadas, perceber a pronúncia das frases e saber replicá-la ao falar. Identificar o sentido da música sem ler a letra. Adaptar-se aos sotaques.

Vantagem: Conhecer mais expressões idiomáticas, ter contato com inglês real, ter contato com a forma que se fala inglês em lugares específicos do mundo incluindo suas gírias, memorizar novo vocabulário mais rapidamente, poder ouvir novo vocabulário ou frases comuns do inglês repetidas vezes.

Para aproveitar ao máximo: Anotar todas as palavras ou expressões novas que aprendeu com uma canção no seu caderno de inglês. Memorizar as letras das canções e cantar.

2 – Exercitar a compreensão oral geral e a associação

Contexto Ideal: Todos os níveis. O exercício deve ser adaptado ao nível, ou seja, o diálogo ou monólogo selecionado não deve ser nem muito fácil nem muito difícil de compreender.

Desafio: Quanto mais você sabe inglês, mais você é capaz de compreender significados específicos e como usar corretamente cada palavra.

Contudo, muito antes de obter essa capacidade de compreensão oral específica, é necessário dominar a compreensão oral geral, ou seja, identificar significados de forma mais abrangente.

O maior desafio é parar de chutar e começar a deduzir significados com base em vocabulário já adquirido, por meio de associações, por exemplo: uma palavra nova apareceu antes de um substantivo em uma frase que parece ter conotação negativa, então provavelmente se trata de um adjetivo que descreve um aspecto negativo.

A partir daí o contexto da frase talvez indique a que se refere este aspecto, e assim por diante.

Praticar associações acelera o desenvolvimento do Listening e, para tal, é importante que o primeiro contato com o áudio em inglês seja feito sem auxílio de traduções.

Vantagem: Se libertar da falsa ideia de que você precisa saber o significado de todas as palavras de uma frase para compreender seu sentido.

Para aproveitar ao máximo: Praticar todos os dias.

Existem exercícios didáticos de compreensão geral prontos, disponíveis na internet, assim como você também pode estimular uma meta pessoal, como assistir a um vídeo sem legenda todos os dias, escrever sobre o que compreendeu dele, e depois assistir ao vídeo novamente, desta vez com as legendas em português, para corrigir sua própria resposta.

Quadro mostra um jovem com uma bandeirinha do EUA

3 – Exercitar a transcrição

Contexto Ideal: A partir do nível B2, mas indicado sobretudo aos estudantes em níveis avançados (C1 e C2).

Desafio: Identificar corretamente todas as palavras ouvidas e saber como escrevê-las.

Vantagem: Treinar os ouvidos para identificar mais rapidamente aquilo que ouvimos. Também exercitar a escrita e a pronúncia.

Proporcionar uma reflexão sobre a conexão entre sentido, som e gramática.

Para aproveitar ao máximo: Jamais trabalhar com áudios acima de 5 minutos.

Dar preferência aos áudios ou vídeos na internet que já possuem uma transcrição, para que seja possível corrigir seu exercício ao terminá-lo.

Sempre se certificar de que a transcrição disponível está gramaticalmente correta (portanto dar preferência à sites confiáveis e, se ainda houver dúvidas, checar com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial).

4 – Assistir a filmes e séries em Inglês com legendas em Inglês

Contexto Ideal: A partir do nível B1.

Desafio: Prestar atenção aos sons, percebendo e decorando as variações sonoras das sílabas em inglês.

Repetir palavras, as pronunciando corretamente.

Vantagem: Criar “âncoras visuais” no desenvolvimento da compreensão oral, ou seja, ao introduzir legendas em inglês no seu cotidiano, há grandes chances de você passar a associar automaticamente o que lê em inglês com a sonoridade correta.

Para aproveitar ao máximo: Repetir as frases mais complexas, com muita atenção à pronúncia, imitando as falas dos filmes e séries.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo em níveis avançados de inglês, os estudantes se beneficiam de assistir aos filmes em inglês com legenda em inglês (ao invés de sem legendas), pois o apoio textual ajuda a identificar novas palavras mais complexas e rapidamente compreendê-las.

5 – Ouvir podcasts em Inglês

Contexto Ideal: A partir do nível C1.

Desafio: Acompanhar o podcast sem apoio visual ou textual. (Este item pode, inclusive, ser uma forma de estudantes avançados exercitarem Associação, como descrito no item 2.)

Vantagem: Poder baixar o conteúdo para escutar, por exemplo, no transporte público. 

Para aproveitar ao máximo: Explorar o universo dos podcasts para encontrar opções diversas, que oferecem conteúdos sobre múltiplos assuntos do seu interesse, assim expandindo o tipo de vocabulário com que você terá contato.

Separe alguns minutos por dia para escrever, conversar com alguém, ou gravar a si mesmo falando sobre o assunto do episódio que ouviu no dia.

6 – Exercitar a conversação

Contexto Ideal: Todos os níveis.

Desafio: Perder a vergonha de falar. Lembrar do vocabulário.

Vantagem: Aprender mais rápido. Diversas pesquisas apontam a imersão como a forma mais eficaz de aprender e, mesmo sem visitar um país estrangeiro, é possível viver diálogos em inglês com outros estudantes, professores e pessoas nativas.

Atualmente, é possível encontrar parceiros de conversação na internet através de aplicativos como o Tandem, assim como em escolas de idiomas e serviços especializados.

Para aproveitar ao máximo: Fazer aulas particulares e personalizadas de conversação, em que seus diálogos com o profissional sejam voltados para assuntos com os quais você se interessa ou tem relativa familiaridade.

7 – Anotar uma versão fonética própria da nova palavra

Contexto Ideal: Níveis iniciantes (A1 e A2).

Desafio: Não se confundir e não começar a escrever a palavra na versão que você criou.

Por exemplo, “here” (aqui) tem som de “riar” – é importante se atentar para não acabar internalizando demais uma versão fonética, e acabar errando na gramática (escrever “hear” ou uma palavra inventada no lugar de “here”).

Vantagem: Aplicar conceitos da fonética nos estudos, sem necessariamente compreender totalmente a fonética do Inglês.

Para aproveitar ao máximo: Usar a criatividade e os ouvidos para desenvolver um “Alfabeto Fonético Particular”, onde o vocabulário do inglês é escrito sob o ponto de vista da fonética do português brasileiro.

Anotar como você particularmente ouve a nova palavra ajuda a memorizar mais rapidamente como pronunciá-la, e identificá-la quando a escutar.

8 – Estudar o Alfabeto Fonético Internacional (AFI)

Contexto Ideal: Todos os níveis, sobretudo iniciantes.

Desafio: Compreender e decorar os símbolos e sons do AFI.

Vantagem: Acessar rapidamente a forma correta de pronunciar palavras. Estudar Listening em sua forma mais crua: fonemas.

Para aproveitar ao máximo: Anotar os paralelos entre o AFI e o seu “Alfabeto Fonético Particular”, descrito no item anterior.

9 – Entrar para um Grupo de Teatro em Inglês

(Escolas de idiomas como Cultura Inglesa oferecerem Teatro como atividade extracurricular)

Contexto Ideal: Todos os níveis, desde que a pessoa realmente goste de Teatro e Literatura (pois os cursos de Teatro em geral envolvem a leitura de peças de teatro), e não se incomode de falar em público.

Desafio: Falar inglês em público.

Vantagem: Aprender inglês de forma dinâmica e aplicada. Memorizar mais facilmente tudo de inglês sendo usado na peça, pela repetição das falas.

Para aproveitar ao máximo: Envolver-se por completo e levar a sério, se esforçar para decorar o texto, ensaiar, pesquisar sobre o teatro inglês (por exemplo, ler um livro biográfico sobre Shakespeare).

10 – Praticar jogos interativos de Listening

Contexto Ideal: Todos os níveis, sobretudo quem não gosta de realizar atividades tradicionais de Listening.

Desafio: Saber selecionar os melhores jogos, saber quando avançar para atividades mais difíceis.

Vantagem: Aprender de forma mais dinâmica do que métodos tradicionais. Incluir uma prática diária de inglês no cotidiano que não pesa: é possível jogar 30 minutos por dia e obter resultados.

Para aproveitar ao máximo: Não economizar tempo na hora de pesquisar e escolher os melhores jogos.

Alguns dos melhores jogos interativos de Listening disponíveis hoje na internet são encontramos nas seguintes plataformas: ESL Games Plus, Word Whomp HD, Teach This (Teach-This.com) e Games to Learn English.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image