Quantas horas por dia devo estudar inglês para obter resultados?

Se você está se perguntando quantas horas por dia deve estudar inglês, provavelmente, já ouviu falar que só obterá resultados satisfatórios nessa língua se reservar uma boa quantidade de tempo a ela.

Contudo, aprender um novo idioma não depende pura e exclusivamente do número de horas dedicadas ao estudo deste. Essa é uma ideia que precisa ser desmistificada!

O sonho da fluência começa a se tornar realidade quando você estuda de forma mais inteligente e eficiente, e não apenas quando estuda mais.

Mind-blowing? Pois é! Continue a leitura deste artigo, aprenda como estudar melhor e acelere seu aprendizado de forma muito mais fácil.

Vamos lá!

#1 Invista em qualidade, não em quantidade

O número de horas que você passa estudando inglês a cada dia não necessariamente se traduz em conhecimento.

Se você já se sentou para estudar alguma matéria durante horas a fio, deve ter reparado que não rendeu da mesma forma ao longo desse processo.

Isso acontece porque nossa produtividade e nossos níveis de atenção não se mantêm constantes o tempo todo.

Então, se você percebe que sua concentração se mantém por uma hora ou duas no máximo, é preferível que você não estude mais do que isso.

Invista em tempo de qualidade, e não em mil horas de pura distração. Você verá que, a longo prazo, isso trará muito mais resultados e desencadeará muito menos frustrações.

#2 Mantenha-se constante

A maior aliada do tempo de qualidade é a constância. Dedique-se por pouco tempo, mas faça isso todos os dias.

Já é comprovado que manter um hábito de forma regular traz benefícios muito maiores do que exagerar num dia e não fazer absolutamente nada no outro.

Por isso, é muito importante que você seja realista ao determinar a quantidade de tempo que dedicará ao estudo do inglês.

Não faça promessas que não possa cumprir a longo prazo. Analise sua agenda e estabeleça um compromisso diário que você realmente tenha condições de assumir.

#3 Trabalhe todas as habilidades

Agora que você já sabe quanto tempo tem para estudar inglês, uma forma inteligente de aproveitá-lo é dividindo-o entre todas as habilidades que precisa desenvolver.

Nada de focar apenas em gramática e leitura para depois começar a soltar a língua.

Aprender a se comunicar em outro idioma requer um conjunto de habilidades, dentre as quais a fala é a principal. Então, tente encontrar um equilíbrio entre reading, listening e speaking.

Se você deixar alguma dessas competências para trás, o seu conhecimento do inglês corre o risco de se tornar apenas instrumental.

Lembre-se! Você não aprendeu a gramática do português antes de sair falando suas primeiras palavras, então, não precisa saber todas as regras do inglês antes de praticá-lo.

#4 Diversifique suas fontes e materiais

Você também tirará maior proveito do seu tempo de estudos se começar a diversificar suas fontes e materiais de aprendizado.

Já pensou ter que voltar ao livro-texto todos os dias? Isso não é tão motivador assim, não é mesmo?

Aposte em uma forma mais eficaz de estudar! Se você leu sobre formas de cumprimentar as pessoas em inglês hoje, procure vídeos sobre o mesmo tema amanhã. Treine a pronúncia, entenda os contextos de uso, sedimente o seu entendimento.

Há diversas formas de fazer isso, seja por meio de áudios, vídeos, séries, filmes, músicas, podcasts, livros etc. Use da criatividade!

#5 Assuma uma postura ativa

Esta talvez seja a principal dica para quem busca estudar melhor e obter maiores resultados. Para aprender inglês, você precisa assumir uma postura ativa.

Não adianta assistir aula, escutar o professor, ler o livro, mas não tomar nota, não escrever textos próprios, não falar e não se expor ao idioma.

Você é o protagonista do seu aprendizado, e precisa assumir a responsabilidade por ele. Nenhuma escola ou cursinho fará isso por você.

Então, mesmo que só tenha uma hora para se dedicar ao inglês, faça essa hora valer! Isso fará você avançar a passos largos!

#6 Faça pausas entre um conteúdo e outro

Caso tenha decidido que realmente pode se dedicar ao inglês durante duas horas ou mais todos por dia, saiba fazer pausas entre um conteúdo e outro.

Nosso cérebro também trabalha quando não estamos estudando. Ele consolida as informações adquiridas previamente, e você precisa respeitar esse tempo.

Se você só consome um conteúdo após o outro, seu cérebro não terá tempo para processar a informação, e você provavelmente esquecerá o que estudou com muito mais facilidade.

Lembre-se! O objetivo é estudar de forma mais inteligente, não bater meta!

#7 Coloque o que aprendeu em prática

Por último, mas não menos importante, pratique o que você estuda!

Busque oportunidades de usar a língua com nativos, colegas que falam inglês ou professores.

Existem diversas formas de fazer isso online. Troque experiências, busque uma imersão e dê significado e utilidade a tudo que está aprendendo.

Afinal, se você está nessa jornada, por algum motivo será, não é mesmo?

Work smarter, not harder!

See you!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image