Como Fazer um Currículo de Professor de Inglês

A jornada de quem busca emprego costuma ser longa e cansativa.

Quanto mais bem preparado está o candidato, mais chance se tem de impressionar recrutadores, e um dos primeiros passos de preparação é criar ou polir um ótimo CV (curriculum vitae).

Existe um padrão geral de informações e formato que é esperado do currículo de um candidato e, infelizmente, não atender essa expectativa muitas vezes distancia profissionais das melhores vagas no mercado de trabalho.

Além disso, existem alguns detalhes que não podem faltar no currículo de um professor de inglês, e outros extras que podem fazer o seu CV se destacar entre os demais.

Não importa se você está procurando seu primeiro cargo como professor ou se já possui bastante experiência ensinando inglês, acompanhe os passos descritos neste guia para garantir que seu curriculum vitae esteja atualizado de acordo com as demandas atuais do mercado brasileiro.

Não use um modelo pronto disponível online

Muitos profissionais preferem seguir modelos prontos ao invés de formatar o currículo de uma forma mais original.

Por um lado, os modelos online ajudam a verificar as informações não podem faltar e todos costumam conter as mesmas seções indispensáveis.

No entanto, imitar completamente um modelo faz com que seu currículo seja parecido demais com a grande maioria dos documentos que o empregador avalia no processo de recrutamento, ou seja, ele não irá se destacar ao máximo ou de imediato, mesmo que você seja um profissional qualificado para a vaga.

Além disso, todo recrutador sabe identificar quando foi usado um modelo pronto e esse fato sobre o candidato pode ser interpretado como sinal de falta de originalidade ou preguiça.

Pior ainda do que copiar um modelo encontrado online é utilizar um serviço de auto-geração de CV.

Qualquer empresa sabe identificar quando o currículo de professor de inglês é genérico.

Garanta um impacto imediato na pessoa recrutadora com um documento único.

Atenda às expectativas de formatação e informação

Existem características essenciais ao seu documento, descubra quais são:

Não é necessário adicionar uma foto ao seu documento

Antigamente era essencial que o currículo levasse uma foto profissional e simpática, de modo que a equipe recrutadora pudesse facilmente confirmar que o candidato é capaz de se apresentar fisicamente de forma condizente com a vaga.

Hoje em dia, com todas as necessárias discussões em torno da discriminação de pessoas que divergem de padrões estéticos, o padrão para currículos mudou.

Ao mesmo tempo, quando a pessoa recrutadora quiser ver como você é fisicamente, ela pode simplesmente visualizar o seu perfil do LinkedIn ou outra rede social, informação que pode até ser parte do seu currículo, ou ser encontrada no Google.

Não quer dizer que você será desclassificado por adicionar uma foto ao documento, porém é um consenso atualmente que somente quem busca uma vaga relacionada à sua aparência física (como modelos) precisa deste detalhe, portanto não há necessidade de uma foto no currículo de um professor de qualquer área. 

Use cores, espaçamento, margens e fontes profissionais

O profissional tem liberdade para personalizar o documento, desde que sua apresentação permaneça dentro das expectativas básicas de um currículo.

Ou seja, por mais que você possa escolher, em teoria, qualquer forma de apresentar as informações, é recomendado optar por aquilo que é considerado mais profissional.

Portanto, dar preferência para cores neutras ou sóbrias (principalmente tons de azul escuro, tons de cinza, verde acinzentado, bege, off-white, branco e preto) e jamais usar cores de alta saturação.

No caso de um professor de inglês, o currículo deve ser preto sobre branco.

Contudo, se você busca um emprego dentro de uma sub-categoria específica, escolher cores condizentes pode fazer seu currículo se destacar.

Por exemplo, para vagas de ensino infantil, um documento que incorpora um pouco de cor pode ter um impacto positivo.

O espaçamento de linhas e parágrafos nunca deve ser simples (menor que 1,15), e o tamanho de todas as margens (direita, esquerda, superior e inferior) devem sempre ser maior que 2cm.

Em caso de dúvida, siga o padrão da lauda do Google Docs.

Ao escolher a fonte, prefira as mais legíveis, como Arial, Times New Roman, Roboto ou Helvetica. Sua letra deve estar sempre no tamanho 11 ou 12 pts, mas títulos de seções e seu nome devem sempre aparecer maiores.

É opcional, mas deixar os títulos das principais seções em negrito ajuda a destacá-las.

O alinhamento do texto deve ser totalmente justificado ou totalmente à esquerda.

Organize corretamente as seções básicas dentro do documento

Primeiramente, no topo do seu currículo de professor de inglês, inclua a informação para contato, sendo telefone e e-mail, no mínimo, mas também pode conter redes sociais e endereço.

As seções básicas são: descrição simples, resumo ou introdução, formação acadêmica, educação complementar, experiência profissional e habilidades, e elas devem ser visualizadas no layout da página exatamente nesta ordem.

Descrição simples: “professor de inglês”

Junto de seu nome e contato, inclua a descrição simples.

De forma mais geral, esta descrição pode ser somente “professor de inglês,” mas, se for relevante, ela pode ser um pouco mais específica.

Um professor de inglês especializado em tutoria particular ou especializado em preparação para a prova IELTS, por exemplo, que está procurando vagas ou clientes na mesma área do ensino de inglês, deve incluir na descrição básica tal definição. 

Caso você esteja aberto à trabalhar em qualquer área do ensino de inglês, mantenha a descrição genérica.

Resumo profissional ou Introdução do currículo

A introdução do currículo deve resumir em um ou dois parágrafos breves todo o conteúdo do documento.

Ao mesmo tempo, é importante não copiar exatamente as informações que a pessoa recrutadora poderá ler em seguida, mas destacar aquilo que demanda mais atenção para ser percebido.

Por exemplo, por mais que você liste todas as suas experiências e fique evidente que você já tem um número de anos de experiência, a introdução é onde esta informação pode ser destacada.

O objetivo deste pequeno texto é convidar o leitor a saber mais sobre sua trajetória profissional, portanto seja específico e destaque seus pontos fortes.

Formação acadêmica ou técnica

Qualquer que seja sua formação acadêmica ou técnica, caso possua uma, ela deve fazer parte do currículo.

O profissional com superior completo sempre tem mais chances de conseguir o emprego, mesmo quando curso superior não é um pré-requisito da vaga.

A forma correta de organizar as informações sobre sua formação acadêmica é seguindo esta ordem:

  1. nome do curso,
  2. nome da instituição de ensino,
  3. data da graduação e,
  4. conquistas acadêmicas (o tipo de informação que não pode fazer parte da seção de experiências, como a formação com honras, magna cum laude):
Licenciatura em Letras – Inglês
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Dezembro de 2019
Magna cum laude

Licenciatura em Letras – Inglês
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Ingresso em 2014
Egresso em dezembro de 2018
Intercâmbio Acadêmico na [Name] University (2017) – English

Se possuir pós-graduação ela deve ser incluída nesta seção também (mestrado, doutorado), antes da graduação, por ser mais recente.

Caso não possua formação acadêmica, inclua alternativamente as informações sobre onde e quando você completou o Ensino Médio.

Se tiver realizado intercâmbio acadêmico, é indispensável mencioná-lo junto às informações da graduação em que ele ocorreu.

Educação complementar

Somente cursos relevantes para as vagas pretendidas devem ser listados no currículo de professor de inglês.

Caso você tenha realizado uma qualificação para professores de inglês, por exemplo, isto é indispensável nesta seção.

Caso inclua diversos cursos, comece a lista pelo mais recente.

Não há necessidade de incluir cursos de idiomas nesta seção, já que o certificado de proficiência é o que realmente comprova seu nível de inglês.

Não inclua todos os cursos que fez na vida, somente os de maior destaque, e realizados nos últimos dez anos.

Experiência profissional

Ao listar suas experiências, comece pela mais recente e siga em ordem decrescente, como sempre.

Liste-as incluindo o nome específico do cargo que você ocupou, nome da empresa ou instituição, localização (a cidade ou indicar trabalho remoto), data de início e término do emprego (mês e ano) e uma descrição breve da sua responsabilidade no cargo, separando cada uma se, por exemplo, você deu mais de um tipo de aula naquela escola:

Professor Particular de Inglês Online
English Tutoring Brasil – Remoto
Cargo atual – Desde janeiro de 2021
Aulas individuais para adultos de 18 a 40 anos via plataforma digital

Professor de Inglês Britânico para Adolescentes (Níveis B1 e B2)
Cultura Inglesa – São Paulo – Unidade Santo Amaro
Junho de 2015 a Dezembro de 2020
Aulas para alunos de 13 a 18 anos em turmas de 10 a 20 pessoas
Aulas de teatro em inglês em programa extracurricular

Para quem ainda não teve muita experiência dando aula, é indispensável incluir eventuais experiências relacionadas ao Inglês, como tradução, interpretação, ou qualquer atividade bilíngue.

Habilidades

Nesta seção final, não há necessidade de listar absolutamente todas as suas habilidades, apenas as que são relevantes para o cargo de professor de inglês.

Dentro dela, é importante separar as informações por tópicos, por exemplo: idiomas (incluir a língua, seu nível e certificados com data, se houverem), ferramentas digitais, e habilidades interpessoais.

Dê preferência para um layout de uma página em um arquivo PDF

Um currículo nunca deve passar de duas páginas.

Mesmo quando o candidato tem muita informação para listar, é necessário dar prioridade ao mais recente e mais relevante, e inferir as mais antigas ao mencionar os anos de experiência no resumo.

Ao invés de organizar as seções do documento uma após a outra, seja criativo com o layout da página e inclua colunas para melhor adaptar o texto ao espaço disponível.

Por exemplo, a seção habilidades costuma conter informações breves em cada categoria, e muitas vezes pode ser pouca coisa para uma linha.

Perceba como o layout inteligente resolve o problema de “espaço em branco” em uma lauda que contém duas categorias de habilidades e diminui pela metade as linhas necessárias:

Versão que desperdiça espaço:

Idiomas Estrangeiros
Inglês (C2) – IELTS 2023, Nota 9
Espanhol (Intermediário)
Ferramentas Digitais
Pacote Office
Engenharia de Prompt para IA

Versão mais inteligente:

Idiomas Estrangeiros
Inglês (C2) – IELTS 2023, Nota 9
Espanhol (Intermediário)
Ferramentas Digitais
Pacote Office
Engenharia de Prompt para IA

Depois que você organizar todas as informações em um layout de uma ou duas páginas, exporte o arquivo em PDF, o formato padrão para currículos.

Supere expectativas para seu currículo se destacar

Inclua uma carta de apresentação sempre

A carta de apresentação é um documento personalizado para a empresa.

Nela, você descreve como suas experiências se encaixam no perfil do empregador e do cargo, explicando de forma específica cada reflexão, de forma que os recrutadores percebam que você pesquisou sobre a empresa, e dedicou tempo para refletir sobre a realidade da vaga.

Alguns processos seletivos demandam a carta de apresentação, mas mesmo quando é algo opcional, seu currículo de professor de inglês irá se destacar com uma em anexo. 

Liste toda informação relevante ao cargo desejado

Se você acabou de se formar ou, por qualquer outro motivo, está entrando neste mercado de trabalho agora e ainda não têm experiências para listar, lembre-se de que há muita coisa que um profissional com experiência não precisa mencionar.

Contudo, alguém sem experiência não pode mostrar um currículo vazio, mas pode colocar informações como:

  • estágios,
  • voluntariados,
  • projetos pessoais ou acadêmicos durante a graduação,
  • intercâmbio não-acadêmico,
  • trabalhos como freelancer,
  • premiações,
  • artigos publicados,
  • participações em eventos relevantes,
  • informações mais detalhadas do trabalho de conclusão de curso na graduação,
  • disciplinas optativas na graduação que diversificam suas habilidades,
  • etc.

Evite um resumo profissional genérico

Em geral, o resumo deve conter uma descrição específica de sua jornada, incluindo o cargo (professor de inglês), adjetivos que definem sua abordagem, seu tempo de experiência, seu foco como profissional e grandes conquistas (por exemplo, se você estudou em uma universidade renomada ou ganhou um prêmio).

Contudo, seguindo modelos, muitos profissionais usam textos genéricos que são muito mal-vistos pelos recrutadores, como os que incluem “Meu objetivo é me desenvolver na área do ensino de inglês” e outras frases nada originais.

Escreva como você costuma se comunicar no ambiente profissional, deixe transparecer sua personalidade.

Inclua soft skills ou habilidades comportamentais / interpessoais

Soft skills é um termo em inglês usado na área de recursos humanos para definir habilidades comportamentais.

As mais valorizadas para professores são:

  • empatia,
  • liderança,
  • organização,
  • fluência digital,
  • tolerância,
  • paciência,
  • adaptação,
  • criatividade e
  • comunicação eficiente

Mas qualquer outra que você possuir e considerar relevante pode ser parte do seu currículo.

Liste soft skills dentro da seção Habilidades.

Crie um layout único usando design gráfico

Não é somente no Google Docs ou no Word que é possível criar um currículo.

Cada vez mais profissionais optam por um design no Canva ou no Adobe Photoshop para se destacar no recrutamento.

Caso possua conhecimentos de design gráfico ou esteja disposto a contratar este serviço, poderá ter um currículo verdadeiramente único.

O design gráfico pode também trazer uma solução eficaz ao problema de ter muita informação para fazer caber em duas páginas.

Por exemplo, criando “janelas” de diferentes tamanhos para conter conjuntos de informações ao invés de formatar o texto em colunas, é possível aproveitar o espaço ainda mais em comparação com o modelo visto anteriormente.

Tendo feito estas reflexões, você está pronto para criar um currículo de professor de inglês que não apenas contém tudo que é necessário, mas que supera expectativas e lhe coloca à frente dos profissionais que apenas copiam modelos.

Boa sorte na sua busca!

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