CAE (C1 Advanced) – que tipo de teste é este?

Você é fluente em inglês?

Quão fluente?

Gostaria de testar tal conhecimento?

O CAE (C1 Certificate of Advanced English) é um teste de fluência em inglês no nível avançado, e pode te auxiliar a comprovar suas habilidades na língua inglesa.

Convidamos você para a leitura deste artigo para conhecer o teste, como funciona, valores, onde é aceito, se vale a pena e por fim obter dicas de estudo caso decida realiza-lo!

O que é?

Certificate of Advanced English (CAE ou C1 Preliminary), ou Certificado de Inglês Avançado, é oferecido pela universidade de Cambridge e serve como comprovação de alto nível de conhecimento em inglês.

O nível do exame, como o próprio nome diz, é C1 (para entender melhor, leia: CEFR). Fica entre os níveis high intermediate (B2 First – FCE) e proficiente (C2 Proficiency – CPE).

O exame dura cerca de 4 horas, e assim como outros exames de Cambridge, avalia as quatro competências: Reading, Writing, Listening e Speaking

Nível C1:

De acordo com o site da Cambridge Assessment, uma qualificação C1 atesta que o avaliado é capaz de: 

 – Acompanhar um curso acadêmico de nível universitário;

– Comunicar-se com eficácia em nível gerencial e profissional;

– Participar com confiança de reuniões de trabalho ou tutorias e seminários acadêmicos;

– Expressar-se com um alto nível de fluência.


Como funciona?

O CAE pode ser realizado presencialmente no papel ou online (exceto a avaliação Speaking – oral). Em relação ao formato do exame, seguem os detalhes:

Reading and Use of English: leva cerca de 1 hora e 30 minutos, é composto de 8 partes (56 questões) e vale cerca de 25% da nota final.

Tem este nome porque, além de avaliar a leitura e interpretação do candidato, lida com a língua inglesa de forma estrutural e com vocabulário no geral.

Primeira parte (cloze de escolha múltipla): consiste em um texto médio com espaços numerados (cloze) e com quatro opções para completar cada uma das lacunas; 

Segunda parte (cloze aberto): envolve um texto médio com lacunas numeradas que devem ser preenchidas de acordo com o contexto e com as expressões encontradas nele; 

Terceira parte (formação de palavras): candidatos leem um texto com espaços a serem preenchidos. Ao lado de cada linha com espaço, a raiz de uma palavra se encontra.

O objetivo é modificar as raízes de modo que se encaixem no texto de semanticamente; 

Quarta parte (transformação com palavras-chave): cada um dos exercícios dessa parte contém duas frases: a primeira está completa, a segunda, incompleta.

Os candidatos devem reescrever a primeira sentença usando uma palavra palavra-chave específica dada no texto, e podem usar de 3 a 6 palavras, somente; [na minha opinião pessoal, este é um dos exercícios mais complicados do Reading no CAE]

Quinta parte (escolha múltipla): consiste em texto acompanhado de questões de múltipla escolha de interpretação;

Sexta parte (associação múltipla com referência cruzada): quatro curtos textos cujos elementos devem ser associados a perguntas de associação múltipla;

Sétima parte (texto lacunar): Um texto com lacunas numeradas que correspondem a parágrafos que devem completá-lo. O propósito é selecionar os parágrafos que melhor completam o texto e na ordem correta; 

Oitava parte (multiple matching): afirmações variadas que devem ser associadas a múltiplos textos pequenos;

Writing: consiste de duas partes, leva 1 hora e 30 minutos e vale 25% da nota final. 

Primeira parte: candidatos leem um texto e escrevem um ensaio (220-260 palavras) baseando-se em pontos deste texto e fundamentando sua opinião; 

Segunda parte: o objetivo é redigir um texto em um dos gêneros: e-mail, carta, proposta, relatório ou crítica (220 – 260 palavras) considerando as informações dadas sobre o contexto, o objetivo e o provável leitor. 

Listening: é segmentada em 4 partes, dura cerca de 40 minutos e vale 25% da nota final.

A dificuldade vai aumentando de acordo com a progressão das partes, e cada gravação é tocada duas vezes.

As gravações podem ser monólogos, palestras, entrevistas, discussões, conferências, diálogos entre duas ou mais pessoas, etc. 

Primeira parte (escolha múltipla): avaliados ouvem breves áudios de conversas e respondem perguntas de múltipla escolha; 

Segunda parte (completamento de frases): candidatos ouvem um monólogo com cerca de três minutos e completar lacunas de acordo com o que foi falado; 

Terceira parte (escolha múltipla): uma conversa de cerca de 4 minutos, e a atividade consiste em selecionar as melhores respostas; 

Quarta parte (Associação múltipla): uma sequência de cinco monólogos sobre um tema, cada um com cerca de 30 segundos.

Há oito frases que devem ser associadas a um dos cinco monólogos. [na minha opinião pessoal, este é um dos exercícios mais complicados do Listening no CAE].

Speaking: Assim como em outros exames de Cambridge, este componente é realizado juntamente com outro candidato e dois examinadores.

É composta de 4 partes que levam cerca de 15 minutos para cada par de candidatos, e vale 25% da nota final. 

Primeira parte (Entrevista): uma conversa com o examinador sobre informações factuais ou pessoais, sobre interesses, estudos, etc; 

Segunda parte (Long turn): candidatos descrevem duas de três fotografias a cores, falando por cerca de 1 minuto.

Depois de falar, seu parceiro deve comentar sobre o que o outro falou por cerca de 30 segundos.

Terceira parte (Atividade Colaborativa): o objetivo é fazer e responder as sugestões, discutir as alternativas e tomar uma decisão.

Primeiro a dupla conversa por cerca de 2 minutos sobre as perguntas, depois eles tem1 minuto para chegar a um acordo;

Quarta parte (Discussão): é uma continuação da Parte 3,  guiada por questões do examinador;

[informações sobre o exame retiradas do site da Cambridge Assessment]

Observação: O inglês presente no teste segue sua origem britânica, mas existe a possiblidade de conter uma variedade linguística para a avaliação das habilidades como um todo.

Quadro mostra um teclado e uma tecla com a bandeira do EUA

Quais são os valores?

O valor para realizar o exame C1 Advanced – CAE, seja no papel ou pelo computador (computer- based) custa cerca de R$ 981,00 [valor 2023]. 

Caso tenha interesse em realizar o exame, você deve entrar em contato com um dos centros aplicadores e verificar a data e horário do próximo teste: os exames de Cambridge acontecem em datas previamente determinadas.

O link para encontrar centros no Brasil pode ser acessado aqui.

Onde o C1 Advanced – CAE é aceito?

Atualmente, o exame é aceito (ou requerido) em muitas instituições nacionais e internacionais, como Digital Computers (India), City University of Hong Kong, Yasar Üniversitesi – Mühendislik Fakültesi (Turkey), entre outras.

Este link oferece uma busca para as organizações onde os exames de Cambridge são reconhecidos.

De qualquer modo, a certificação C1 Advanced representa um diferencial para o candidato no mercado de trabalho e no meio acadêmico, principalmente por seu nível alto de fluência.

Quanto tempo leva para receber os resultados?

Como os exames são enviados para Cambridge e lá corrigidos, o tempo para os resultados é cerca de 4 semanas (online) e 8 semanas para receber o certificado pessoalmente.

O avaliado deve buscar seu certificado onde realizou o exame.

Vale a pena?

No geral, os exames de Cambridge são bem aceitos ao redor do mundo; isto se deve ao fato de seguirem o CEFR.

De qualquer forma, esta resposta vai depender do seu objetivo com o exame de proficiência: caso tenha interesse em ingressar em uma das organizações que aceitam o teste, ou sobressair-se na hora de candidatar-se a um intercâmbio, uma universidade brasileira ou internacional ou a uma vaga de emprego, esta é sua melhor escolha. 

De acordo com o site da Cambridge Assessment, os principais motivos para escolher o C1 seriam: ser aceito por mais de 9.000 instituições e ensino e abrir as portas para viagens, trabalhos e estudos internacionais.

Dicas para realizar o teste

• Muitos centros aplicadores, como a São Paulo Open Centre e a Cultura Inglesa, oferecem cursos preparatórios pagos para os exames Cambridge.

O site da Cambridge também disponibiliza recursos para alunos e professores.

Você pode digitar “CAE– C1 Advanced mock test” na barra de pesquisa e encontrar exames inteiros com resposta para praticar. 

• Pratique o inglês no dia-a-dia em suas quatro habilidades principais: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Baixe um aplicativo jornalístico em inglês no celular e ler pelo menos uma notícia por dia; seguir, nas redes sociais de sua preferência, páginas de humor, notícias, ou qualquer outro tema de seu interesse em inglês; ouvir músicas em inglês e algumas vezes acompanhar a música com a letra (existem muitos vídeos no Youtube deste modo, apenas digite o nome da música que gosta e “lyrics” logo depois: muitas opções aparecerão); mude, nas configurações de seu celular, a língua para inglês; assista filmes e séries legendados em português, com o tempo os assista com legenda em inglês e por fim tente acompanhar uma série/filme que já assistiu antes sem legenda.

Depois de conhecer como funciona, valores, tipos de questão entre outras informações, o que achou do CAE – C1 Advanced?

Sente-se fluente para realiza-lo?

Para uma decisão mais consciente, te convidamos para a leitura de nossos artigos explicando os outros exames da Cambridge disponíveis. Good luck on your test!!!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image