- Bolsas de estudo de intercâmbio na graduação: vantagens, esclarecimentos e dicas - 10 de julho de 2024
- Doutorado Sanduíche: como funciona? precisa saber inglês? - 2 de julho de 2024
- Exercícios sobre Reported Speech – Gabarito e Explicações - 21 de junho de 2024
Você é fluente em inglês?
Quão fluente?
Gostaria de testar tal conhecimento?
O CAE (C1 Certificate of Advanced English) é um teste de fluência em inglês no nível avançado, e pode te auxiliar a comprovar suas habilidades na língua inglesa.
Convidamos você para a leitura deste artigo para conhecer o teste, como funciona, valores, onde é aceito, se vale a pena e por fim obter dicas de estudo caso decida realiza-lo!
O que é?
Certificate of Advanced English (CAE ou C1 Preliminary), ou Certificado de Inglês Avançado, é oferecido pela universidade de Cambridge e serve como comprovação de alto nível de conhecimento em inglês.
O nível do exame, como o próprio nome diz, é C1 (para entender melhor, leia: CEFR). Fica entre os níveis high intermediate (B2 First – FCE) e proficiente (C2 Proficiency – CPE).
O exame dura cerca de 4 horas, e assim como outros exames de Cambridge, avalia as quatro competências: Reading, Writing, Listening e Speaking.
Nível C1:
De acordo com o site da Cambridge Assessment, uma qualificação C1 atesta que o avaliado é capaz de:
Quer aprender inglês online com qualidade? Confira nosso artigo sobre os melhores cursos de inglês online e encontre o ideal para você!
– Acompanhar um curso acadêmico de nível universitário;
– Comunicar-se com eficácia em nível gerencial e profissional;
– Participar com confiança de reuniões de trabalho ou tutorias e seminários acadêmicos;
– Expressar-se com um alto nível de fluência.
Como funciona?
O CAE pode ser realizado presencialmente no papel ou online (exceto a avaliação Speaking – oral). Em relação ao formato do exame, seguem os detalhes:
Reading and Use of English: leva cerca de 1 hora e 30 minutos, é composto de 8 partes (56 questões) e vale cerca de 25% da nota final.
Tem este nome porque, além de avaliar a leitura e interpretação do candidato, lida com a língua inglesa de forma estrutural e com vocabulário no geral.
Primeira parte (cloze de escolha múltipla): consiste em um texto médio com espaços numerados (cloze) e com quatro opções para completar cada uma das lacunas;
Segunda parte (cloze aberto): envolve um texto médio com lacunas numeradas que devem ser preenchidas de acordo com o contexto e com as expressões encontradas nele;
Terceira parte (formação de palavras): candidatos leem um texto com espaços a serem preenchidos. Ao lado de cada linha com espaço, a raiz de uma palavra se encontra.
O objetivo é modificar as raízes de modo que se encaixem no texto de semanticamente;
Quarta parte (transformação com palavras-chave): cada um dos exercícios dessa parte contém duas frases: a primeira está completa, a segunda, incompleta.
Os candidatos devem reescrever a primeira sentença usando uma palavra palavra-chave específica dada no texto, e podem usar de 3 a 6 palavras, somente; [na minha opinião pessoal, este é um dos exercícios mais complicados do Reading no CAE].
Quinta parte (escolha múltipla): consiste em texto acompanhado de questões de múltipla escolha de interpretação;
Sexta parte (associação múltipla com referência cruzada): quatro curtos textos cujos elementos devem ser associados a perguntas de associação múltipla;
Sétima parte (texto lacunar): Um texto com lacunas numeradas que correspondem a parágrafos que devem completá-lo. O propósito é selecionar os parágrafos que melhor completam o texto e na ordem correta;
Oitava parte (multiple matching): afirmações variadas que devem ser associadas a múltiplos textos pequenos;
Writing: consiste de duas partes, leva 1 hora e 30 minutos e vale 25% da nota final.
Primeira parte: candidatos leem um texto e escrevem um ensaio (220-260 palavras) baseando-se em pontos deste texto e fundamentando sua opinião;
Segunda parte: o objetivo é redigir um texto em um dos gêneros: e-mail, carta, proposta, relatório ou crítica (220 – 260 palavras) considerando as informações dadas sobre o contexto, o objetivo e o provável leitor.
Listening: é segmentada em 4 partes, dura cerca de 40 minutos e vale 25% da nota final.
A dificuldade vai aumentando de acordo com a progressão das partes, e cada gravação é tocada duas vezes.
As gravações podem ser monólogos, palestras, entrevistas, discussões, conferências, diálogos entre duas ou mais pessoas, etc.
Primeira parte (escolha múltipla): avaliados ouvem breves áudios de conversas e respondem perguntas de múltipla escolha;
Segunda parte (completamento de frases): candidatos ouvem um monólogo com cerca de três minutos e completar lacunas de acordo com o que foi falado;
Terceira parte (escolha múltipla): uma conversa de cerca de 4 minutos, e a atividade consiste em selecionar as melhores respostas;
Quarta parte (Associação múltipla): uma sequência de cinco monólogos sobre um tema, cada um com cerca de 30 segundos.
Há oito frases que devem ser associadas a um dos cinco monólogos. [na minha opinião pessoal, este é um dos exercícios mais complicados do Listening no CAE].
Speaking: Assim como em outros exames de Cambridge, este componente é realizado juntamente com outro candidato e dois examinadores.
É composta de 4 partes que levam cerca de 15 minutos para cada par de candidatos, e vale 25% da nota final.
Primeira parte (Entrevista): uma conversa com o examinador sobre informações factuais ou pessoais, sobre interesses, estudos, etc;
Segunda parte (Long turn): candidatos descrevem duas de três fotografias a cores, falando por cerca de 1 minuto.
Depois de falar, seu parceiro deve comentar sobre o que o outro falou por cerca de 30 segundos.
Terceira parte (Atividade Colaborativa): o objetivo é fazer e responder as sugestões, discutir as alternativas e tomar uma decisão.
Primeiro a dupla conversa por cerca de 2 minutos sobre as perguntas, depois eles tem1 minuto para chegar a um acordo;
Quarta parte (Discussão): é uma continuação da Parte 3, guiada por questões do examinador;
[informações sobre o exame retiradas do site da Cambridge Assessment]
Observação: O inglês presente no teste segue sua origem britânica, mas existe a possiblidade de conter uma variedade linguística para a avaliação das habilidades como um todo.
Quais são os valores?
O valor para realizar o exame C1 Advanced – CAE, seja no papel ou pelo computador (computer- based) custa cerca de R$ 981,00 [valor 2023].
Caso tenha interesse em realizar o exame, você deve entrar em contato com um dos centros aplicadores e verificar a data e horário do próximo teste: os exames de Cambridge acontecem em datas previamente determinadas.
O link para encontrar centros no Brasil pode ser acessado aqui.
Onde o C1 Advanced – CAE é aceito?
Atualmente, o exame é aceito (ou requerido) em muitas instituições nacionais e internacionais, como Digital Computers (India), City University of Hong Kong, Yasar Üniversitesi – Mühendislik Fakültesi (Turkey), entre outras.
Este link oferece uma busca para as organizações onde os exames de Cambridge são reconhecidos.
De qualquer modo, a certificação C1 Advanced representa um diferencial para o candidato no mercado de trabalho e no meio acadêmico, principalmente por seu nível alto de fluência.
Quanto tempo leva para receber os resultados?
Como os exames são enviados para Cambridge e lá corrigidos, o tempo para os resultados é cerca de 4 semanas (online) e 8 semanas para receber o certificado pessoalmente.
O avaliado deve buscar seu certificado onde realizou o exame.
Vale a pena?
No geral, os exames de Cambridge são bem aceitos ao redor do mundo; isto se deve ao fato de seguirem o CEFR.
De qualquer forma, esta resposta vai depender do seu objetivo com o exame de proficiência: caso tenha interesse em ingressar em uma das organizações que aceitam o teste, ou sobressair-se na hora de candidatar-se a um intercâmbio, uma universidade brasileira ou internacional ou a uma vaga de emprego, esta é sua melhor escolha.
De acordo com o site da Cambridge Assessment, os principais motivos para escolher o C1 seriam: ser aceito por mais de 9.000 instituições e ensino e abrir as portas para viagens, trabalhos e estudos internacionais.
Dicas para realizar o teste
• Muitos centros aplicadores, como a São Paulo Open Centre e a Cultura Inglesa, oferecem cursos preparatórios pagos para os exames Cambridge.
O site da Cambridge também disponibiliza recursos para alunos e professores.
Você pode digitar “CAE– C1 Advanced mock test” na barra de pesquisa e encontrar exames inteiros com resposta para praticar.
• Pratique o inglês no dia-a-dia em suas quatro habilidades principais: Reading, Listening, Speaking e Writing.
Baixe um aplicativo jornalístico em inglês no celular e ler pelo menos uma notícia por dia; seguir, nas redes sociais de sua preferência, páginas de humor, notícias, ou qualquer outro tema de seu interesse em inglês; ouvir músicas em inglês e algumas vezes acompanhar a música com a letra (existem muitos vídeos no Youtube deste modo, apenas digite o nome da música que gosta e “lyrics” logo depois: muitas opções aparecerão); mude, nas configurações de seu celular, a língua para inglês; assista filmes e séries legendados em português, com o tempo os assista com legenda em inglês e por fim tente acompanhar uma série/filme que já assistiu antes sem legenda.
Depois de conhecer como funciona, valores, tipos de questão entre outras informações, o que achou do CAE – C1 Advanced?
Sente-se fluente para realiza-lo?
Para uma decisão mais consciente, te convidamos para a leitura de nossos artigos explicando os outros exames da Cambridge disponíveis. Good luck on your test!!!
Confira também nosso artigo sobre os melhores cursos de inglês online