Bolsas de estudo de intercâmbio na graduação: vantagens, esclarecimentos e dicas

Já pensou em combinar seus estudos universitários com o sonho de morar fora do Brasil? Pois tal façanha é possível através do intercâmbio (ou a chamada mobilidade acadêmica) durante o curso de graduação.

Pode parecer complicado, mas traremos dicas e informações relevantes para facilitar a realização deste sonho.

Este artigo contém razões e vantagens do dessa modalidade, uma explicação sobre como realizar a inscrição, requisitos e uma lista com bolsas de estudo de intercâmbio na graduação disponíveis para estudantes brasileiras/os.


Vantagens do intercâmbio durante a graduação:

Bolsas de estudo de intercâmbio

No intercâmbio, a/o graduanda/o se beneficia de diversas formas: através da troca de informações e conhecimento, do acesso facilitado a recursos para pesquisa, da utilização de infraestrutura mais avançada em comparação com a instituição brasileira (variável de acordo com o campo de estudo).

Além da participação em eventos internacionais, do estabelecimento de parcerias entre universidades e do aprofundamento no estudo da sua área da graduação.

Como se inscrever:

O primeiro lugar no qual você deve procurar é dentro de sua própria universidade, geralmente no departamento de relações internacionais. A instituição onde estuda pode possuir um programa próprio de mobilidade acadêmica.

Deste modo, você encontra universidades parceiras, o que facilita a comunicação e o processo seletivo para as vagas de intercâmbio disponíveis.

Caso não encontre na universidade onde estuda, a opção é procurar bolsas em sites universidades ou instituições estrangeiras, checar se estão alinhadas com seus objetivos (e idiomas necessários), entender os requisitos e então inscrever-se nos programas.

Bolsas de estudo de intercâmbio na graduação disponíveis [2024]:

O Aprenda Falar Inglês irá listar aqui algumas bolsas de intercâmbio disponíveis no momento [2024] para alunas/os de graduação.

Algumas informações podem sofrer alterações inesperadamente, portanto é importante ficar atenta/o às atualizações nos sites das instituições que oferecem bolsa.

1.Fundação Estudar

Oferece bolsas para alunas/os de graduação e pós-graduação com o objetivo de apoiar, reunir desenvolver jovens promissores do país para que possam gerar transformações positivas no seu setor de atuação, seja ele qual for.

Através do programa é possível conseguir bolsas de até 95% em universidades como Harvard, Stanford, University of Pensilvania, entre outras.

Com a sua bolsa de estudos do Programa de Bolsas Líderes Estudar você poderá realizar o pagamento do curso e/ou despesas como moradia, transporte, alimentação e livros. 

A bolsa é oferecida para universidades do exterior e brasileiras também.

O valor é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica, podendo variar de 5% a 95% em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido ao término do processo seletivo.

A proficiência requerida vai depender do país da instituição escolhida.

2.Bolsas Santander Open Academy

O Santander Open Academy é uma iniciativa sem fins lucrativos do Banco Santander, que ajuda muitas/os a obterem conhecimento e formação necessários para ter acesso a melhores oportunidades profissionais. 

As universidades conveniadas variam de localização e exigências, assim como o tempo de intercâmbio. Você deve pesquisar com atenção para encontrar uma que mais se adeque á sua área e objetivos.

Cada bolsa tem pré-requisitos específicos, assim como benefícios: pode ser o pagamento completo de deslocamento, manutenção, alojamento e matrícula ou apenas alguns destes critérios. 

3.Comissão Fulbright

Uma outra opção é a Comissão Fulbright, liderada pelo governo do EUA (as bolsas são para lá). O programa oferece bolsas para estudantes, acadêmicos, artistas, cientistas, professores e profissionais que desejam compartilhar conhecimento e aprimorar seus talentos.

Os requisitos e etapas para seleção são um pouco diferentes daqueles das agências brasileiras, mas todos eles exigem comprovante de proficiência.

A maioria das bolsas é destinada a doutoras/es ou doutorandas/os, mas existem algumas para graduandas/os, profissionais de determinadas áreas ou pesquisadoras/es.

4.Mitacs Globalink Research Internship

O Mitacs é um estágio oferecido pelo governo canadense no qual alunas/os de graduação passam 12 semanas em um programa que aumenta seu conhecimento e explora pesquisas práticas na sua área de estudo.

A bolsa financia as seguintes despesas: passagens aéreas, seguro saúde, hospedagem e alimentação.

Alguns/mas selecionados/as pelo programa ainda podem concorrer a bolsas especais para ex-alunos para mestrado ou doutorado no Canadá.

O programa exige conhecimento em inglês ou francês, idiomas falados no país. Em 2024, as áreas elegíveis são: agricultura/agronegócio, agronomia, biotecnologia, sistema de informações, saúde, ciências e tecnologia.

Requisitos para a inscrição

A/o candidata(o) deve estar matriculada(o) (geralmente) em um curso de graduação. É necessária ainda a autorização de ambas as universidades para que o intercâmbio ocorra.

Os documentos exigidos variam de acordo com a bolsa pretendida, mas tendem a ser os seguintes:

  • comprovante de proficiência na língua estrangeira do país de destino (inglês, francês, etc.);
  • comprovante de parceria entre as universidades;
  • histórico escolar do aluno;
  • comprovante de matrícula (em uma ou nas duas universidades);
  • plano de trabalho (uma explicação e planejamento de suas atividades no exterior);
  • currículo Lattes;
  • carta da universidade de origem (do Brasil),
  • carta de recomendação de algum(a) professor(a) ou acadêmica/o. 

Depois de uma etapa inicial de inscrição na qual os documentos exigidos são entregues, alguns programas possuem uma segunda etapa com entrevistas curtas com as/os candidatas(os), ou formulários serem preenchidos.

Depois da análise da documentação e do plano de trabalho, os resultados são publicados e então a/o aluna(o) pode começar a se preparar para a viagem!

Mas me repito aqui: as fases e inscrições podem variar. Com um pouco de empenho e obstinação, você com certeza conseguirá uma bolsa!

Dica: o site HotCourses oferece um catálogo abrangente de universidades que oferecem cursos de intercâmbio (pagos). O site conta também com a seção Pesquisar Bolsas de Estudo, onde facilita a comunicação entre interessados e as universidades estrangeiras. 

Como o inglês pode ajudar na bolsa

Para a inscrição em bolsas de estudo de intercâmbio na graduação, a/o estudante deve comprovar proficiência, principalmente se for um país de língua inglesa.

O nível de proficiência depende da bolsa pela qual você se inscreveu, podendo variar de intermediário a proficiente.

De qualquer modo, para frequentar aulas em nível universitário ou participar de um estágio, sua compreensão deve ser excelente. 

Mesmo se decidir ir à França, por exemplo, a fluência no inglês pode te conectar a estudantes de outros países, ou caso tenha dificuldade em determinada situação.

No mais, muitos documentos e artigos acadêmicos estão em inglês; portanto, sua compreensão facilita seu acesso a este tipo de arquivo.

Este artigo focou em bolsas de intercâmbio durante a graduação. Para a pós-graduação, existem mais opções, como o mestrado ou doutorado sanduíche.

Use sua fluência em inglês para abrir horizontes e viver novas experiências, sejam elas acadêmicas ou profissionais. Você consegue!


Gostou de saber mais sobre bolsas de estudo de intercâmbio na graduação? Então não deixe de checar nossos outros conteúdos sobre intercâmbio e se preparar para realizar este sonho!


Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image