Não existe tradução literária para a palavra bling. A expressão, que teve origem na Jamaica e é muito utilizada por rappers americanos, representa o barulho de um diamante batendo no outro. Mas o que isso quer dizer?
Pronúncia:
Ostentação, pura e simples. Bling nada mais é do que um estilo de vida ostentando várias joias e diamantes. Mas vai além de alguns artistas que são conhecidos por andar com várias correntes e joias. O movimento bling também pode ser visto em carros com diamantes, chapéus, relógios enfim, qualquer coisa que represente riqueza e glamour. Qualquer coisa que seja brilhante e reluzente.
Não é exatamente a mesma coisa, mas o movimento que talvez mais se pareça com o bling aqui no Brasil seja o sertanejo ostentação. Depois do funk, que sempre exaltou marcas de carros, perfumes, bebidas, roupas e até mesmo mulheres, foi a vez da música sertaneja passar a enaltecer esse estilo de vida, como se ele fosse o único bom, aceitável para uma pessoa viver. Não há dúvidas de que é um dos mais divertidos, recheado de coisas boas, de marca e mulheres bonitas. Mas, por outro lado, é uma verdadeira exaltação ao lado vazio da vida.
Só que o sertanejo ostentação engrandece marcas e diversos produtos, enquanto o bling tem seu foco em joias, metais e, principalmente, diamantes. Para os adeptos desse movimento, o que realmente importa é brilhar, reluzir, como se eles próprios fossem pedras preciosas.
Como eu disse, não há uma tradução específica para a palavra, mas vamos ver agora algumas situações em que o termo pode ser usado na língua inglesa. Só lembrando que algumas vezes a expressão pode ser usada duas vezes, bling-bling e também pode se referir a uma pessoa adepta desse estilo de vida:
– See that blinging car over there? I bet the driver is a jerk (Está vendo aquele carro cheio de brilho lá? Aposto que o motorista é um babaca);
– You’re paying for the bling (Você está pagando pela ostentação);
– Look at my bling-bling (Veja o meu brilho).
– Thanks, bling (Obrigado, bling).
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.