Apesar do ideal ser não precisar de tradutores, pode ser que você decida viajar ou precise conversar com um cliente ou colega estrangeiro, por exemplo, antes de alcançar a fluência no inglês. Talvez, mesmo já dominando o idioma, você se depare com alguma expressão específica que ainda não conhece. Há momentos em que um bom aplicativo de tradução pode fazer toda a diferença.

Enquanto estudante de inglês, é interessante ter um app tradutor de qualidade disponível para que você possa tirar dúvidas pontuais e ampliar seu vocabulário de maneira independente e rápida. Mas atenção: cuidado para não se tornar escravo da tradução nos estudos, compreendendo que traduzir tudo, principalmente ao pé da letra, atrapalha o aprendizado.

Neste texto, você poderá analisar entre cinco dos melhores tradutores disponíveis atualmente nas lojas de apps e baixar no seu smartphone o que mais lhe ajudará em uma emergência de compreensão, dependendo da situação em que você se encontra. Após ler esta lista, você também pode baixar mais de um deles e experimentá-los, para decidir qual lhe agrada mais.

Word Lens Translator

            Este é o tradutor ideal para quem gosta de viajar e, sobretudo, passear bastante pelas ruas das cidades que visita. Quem já esteve em uma cidade estrangeira provavelmente demorou para entender alguma sinalização de trânsito ou as informações no ponto de ônibus (… ou nem entendeu!).

            O Word Lens é gratuito, oferece traduções realistas e foi criado especificamente para a conversão de idiomas instantânea em placas de sinalização. Basta abrir o aplicativo e usar a câmera, apontando fixamente para o informe que quiser traduzir. Na tela, exatamente a mesma imagem pode ser visualizada com os escritos em outro idioma. Outra grande vantagem é funcionar offline.

            O tradutor é passível de alguns erros menores, mas é excelente em seu principal propósito: fazer o estrangeiro poupar tempo, compreendendo coisas essenciais rapidamente.

Vale ressaltar que este é um aplicativo simples e não funciona bem com escrita à mão, por exemplo.

Você pode baixar o Word Lens Translator no Android com este link:

https://word-lens-translator.br.uptodown.com/android/download

Yandex.Translate

Em comparação com o anterior, este aplicativo é mais complexo e cheio de funções, como dicionário extenso e cartões que ajudam a memorizar palavras novas. Há uma parte dele que funciona como uma rede social, onde os aprendizados podem ser organizados em coleções e compartilhados com outros usuários.

Ele também realiza a tradução de fotos, como o Word Lens Translator, mas não pára aí: há tradução de áudio, de websites, entre várias outras funcionalidades. Apesar da maioria delas não serem as melhores possíveis, a maior vantagem de ter o tradutor da Yandex no seu aparelho é o fato dele ser um grande coringa, que pode vir a ser útil em diversas situações diferentes. Está disponível gratuitamente e funciona sem internet.

Tanto pela multiplicidade de formas de traduzir quanto pelas funções educacionais, é um potente aliado dos estudantes em todos os níveis de inglês.

Você pode baixar o Yandex.Translate no Android com este link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=ru.yandex.translate

E pode baixar no iPhone, iPad e Apple Watch com este link:

https://apps.apple.com/br/app/yandex-translate-95-languages/id584291439

Copy Translate

Fonte das imagens: Play Store / Copy Translate for Android

            Este aplicativo transforma a ferramenta “copiar” em um tradutor instantâneo do que você lê. Basta selecionar e copiar o trecho: ao acionar o app, tudo o que você copia aparece imediatamente traduzido no idioma previamente selecionado, em um balãozinho na mesma tela – o que garante mais fluidez no processo de leitura e tradução.

            Alguns idiomas funcionam melhor do que outros no Copy Translate e, felizmente, a tradução do inglês para o português é confiável. Opte por copiar frase por frase para obter a melhor qualidade possível da tradução.

            É o aplicativo ideal para quem está tentando ler textos um pouco acima de seu nível atual no idioma, ou quem está tendo dificuldades para manter uma conversa com alguém em inglês pela internet. Pode ser baixado gratuitamente e funciona offline.

Você pode baixar o Copy Translate no Android com este link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.salavat.copytranslate&hl=en_US

Linguee

         O Linguee é um dos melhores tradutores e dicionários digitais do mundo, em termos de qualidade de traduções e definições, variações e sinônimos. Seu principal diferencial é proporcionar bons exemplos para explicar o contexto das traduções.

Ele usa uma vasta base de dados para mostrar uma palavra sendo utilizada de diversas formas, após apresentar suas possíveis traduções. Os trechos de textos são expostos tanto em inglês quanto português, lado a lado, para que fique claro como tal palavra foi traduzida de acordo com o contexto em que está inserida. Ao analisar estes trechos, você é capaz de certificar-se da qualidade da tradução.

Por permitir (e até encorajar) reflexões sobre os idiomas, é também um grande aliado de quem está aprendendo inglês. Traz uma solução para o estudante que está confuso em relação a uma palavra específica e busca saber como usá-la em frases, quando seu significado muda, quais são as variações de significados, etc.

Pode ser baixado gratuitamente, funciona offline na forma de aplicativo para celulares e também pode ser utilizado pelo website.

Você pode baixar o Linguee no seu Android com este link:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.linguee.linguee&hl=pt_BR

Pode baixar no seu iPhone e iPad com este link:

https://apps.apple.com/br/app/dicion%C3%A1rio-linguee/id338225335

E acessar pela web com este link:

https://www.linguee.com.br/

iTranslate Voice

            Entre os melhores apps de tradução, este é ideal para transformar áudios em um idioma para áudios em outro e, especialmente, entre português brasileiro e inglês. Você fala e o iTranslate Voice repete o que foi dito, mas no outro idioma. É possível também parear dois smartphones que tenham o aplicativo para que cada pessoa ouça com o próprio aparelho a tradução do que o outro disse.

            Muito útil para viajar, conversar com um estrangeiro visitando o Brasil ou para manter um diálogo mais complexo que seu nível atual de inglês permite.

Para quem está estudando o idioma, baixar o iTranslate Voice e optar por usar mais tradução vocal do que textual é uma boa forma de checar a pronúncia das palavras e revisar a fonética.

As conversas em áudio no app são passadas automaticamente para texto também, o que ajuda muito nos estudos. É possível exportar e compartilhar estes diálogos depois.

            Possui a função Phrasebook, ou “livro de frases”, onde são armazenadas as expressões mais utilizadas pelo usuário, e é também onde ficam 250 frases pré-definidas essenciais para comunicação básica. No site do iTranslate Voice ela é descrita como “ótima para médicos, policiais ou turistas que precisam fazer perguntas similares em diferentes idiomas,” mas há de se mencionar que é também uma interessante ferramenta de estudo.

            O aplicativo em si pode ser baixado gratuitamente, porém o serviço é disponibilizado para um período de teste gratuito após a contratação do serviço pago. O cliente pode escolher entre dois pacotes: um é bimestral, por $9,99 dólares e o outro, anual, custa $39,99 dólares.

Você pode baixar o iTranslate Voice no iPhone e iPad com este link:

https://apps.apple.com/app/id522626820?ign-mpt=uo%3D4