Praticar inglês quando não há falantes nativos por perto requer que você faça uso da criatividade para inventar situações sociais fictícias.
Sua imaginação será sua maior aliada e a vergonha tem de ser deixada de lado. Afinal, ninguém, além de você mesmo, estará ouvindo a sua pronúncia.
Confira as 11 dicas abaixo e descubra que praticar sem a ajuda de nativos também pode ser divertido e dar excelentes resultados.
Vamos lá?
Dica #1 – Leia textos em voz alta
Uma boa saída para quem quer praticar o inglês, mas não tem ninguém com quem conversar, é treinar a pronúncia com a leitura de textos em voz alta.
Você pode escolher um livro, uma notícia online, um artigo de blog ou qualquer outro texto da sua preferência. O importante é saber selecionar aqueles que se adequam ao seu nível.
Dica #2 – Escute áudios e repita em voz alta
Muitos textos online, como notícias de jornais, possuem uma versão em áudio de suas notícias. Isso é bom, porque assim você pode escutar enquanto lê em voz alta.
Caso não consiga encontrar o áudio no próprio site em que estiver lendo, você também pode fazer uso das ferramentas de leitura em voz alta do seu navegador.
O principal aqui é escutar e repetir, para que a pronúncia correta das palavras seja internalizada por você, seus ouvidos e cérebro.
Dica #3 – Cante músicas
Essa dica pode parecer batida, mas tem grande potencial para soltar a língua no inglês.
Escolha as músicas que mais gosta de escutar nesse idioma, procure as letras em sites de música ou faça um karaokê no YouTube.
Assegure-se de treinar a pronúncia por versos e de estar cantando as palavras corretamente antes de passar para a próxima canção e divirta-se!
Dica #4 – Treine a fonética das palavras individualmente
Um exercício muito poderoso e que muitos estudantes de inglês ignoram é o estudo da fonética.
Você pode começar treinando o som das letras do alfabeto individualmente e seus diferentes sons. Depois, passar para as sílabas e logo as palavras.
Fazer isso fará com que você, aos poucos, reconheça os sons que as letras formam em inglês e seja capaz de pronunciar até aquelas palavras que nunca viu na vida.
Dica #5 – Pratique com trava-línguas
Sabe aqueles trava-línguas que adorávamos fazer quando criança? Pois bem, o inglês também é cheio deles.
Procure uma lista de trava-línguas e veja como se sai em suas tentativas de não se enrolar todo.
Comece com os mais fáceis para não se frustrar logo de cara, e depois vá se desafiando a falar trava-línguas ainda mais difíceis. Veja até onde consegue chegar.
Dica #6 – Configure o seu assistente de voz em inglês
Se você tem um celular ou computador com assistente de voz, já passou da hora de configurá-lo para receber comandos em inglês.
Assim, você se obriga a falar em inglês, pelo menos, algumas vezes ao dia.
Além disso, você se verá obrigado a pronunciar correta e claramente, já que o assistente não responderá a comandos que não entende.
Dica #7 – Dite textos para o seu computador ou celular
Outra dica envolvendo seu celular ou computador é utilizar a ferramenta de ditar textos.
Em lugar de escrever seus textos, comece a ditá-los em inglês.
Você pode fazer isso no bloco de notas, usando-o como uma espécie de diário onde você dita suas experiências do dia em inglês.
Quanto menos erros o aparelho cometer ao escrever o texto que você está ditando, melhor estará sua pronúncia.
Dica #8 – Procure diálogos teatrais online e encene
Para os amantes de teatro, esta é uma dica muito legal, mas se você é um pouco mais tímido também pode adotá-la – escolha um lugar reservado e diminua suas chances de se sentir constrangido.
Pesquise diálogos ou roteiros de peças de teatro online, treine as falas e exagere a linguagem corporal ao encenar.
A língua não é só voz, mas também os gestos que fazemos enquanto falamos. Portanto, esta é uma ótima forma de começar a se soltar no inglês.
Dica #9 – Converse com um interlocutor imaginário
Como mencionado anteriormente, você precisa ser bem criativo para praticar inglês quando não há falantes nativos por perto.
Portanto, esta dica é imaginar um personagem ou interlocutor da sua preferência e desatar a falar.
Você pode pensar que está falando com um professor da universidade, o CEO de uma multinacional, um vendedor de uma loja dos Estados Unidos, e assim por diante.
Invente personagens que te coloquem em situações sociais imaginárias diversas, e amplie também o seu vocabulário ao tentar se comunicar com eles.
Dica #10 – Explique uma imagem em voz alta
Imagens dão vazão a muitas ideias e interpretações nas nossas cabeças. Por isso, uma dica é procurar uma imagem no Google ou no Pinterest e tentar explicá-la.
Se essa imagem possui pessoas nela, você pode inventar uma história, narrar a cena, etc. Se a imagem traz uma paisagem, você pode tentar descrevê-la com o vocabulário que sabe.
Tente de tudo um pouco e improvise!
Dica #11 – Grave sua pronúncia
A última dica é você se gravar falando inglês, mesmo que isso cause algum desconforto.
O intuito com esta dica não é você ficar se criticando, mas avaliando o que faz bem e o que ainda precisa melhorar.
Por mais incomodo que seja no início, essa também é uma forma de ver seu progresso. Guarde o seu primeiro áudio ou vídeo e depois de um tempo compare-o com os mais recentes.
Você vai ver o quanto terá progredido!
Gostou?
Você já tinha tentado alguma dessas dicas antes?
Conte para a gente nos comentários!
See you!
Taís Guerra é tradutora de formação e trabalha como freelancer desde 2017. Seu primeiro contato com o inglês se deu ainda na infância, quando sua mãe a matriculou em um curso extracurricular, muito antes que pudesse suspeitar de que trabalharia com o idioma no futuro. O inglês abriu portas para ela, e está certa de que também abrirá para você. É por isso que hoje se dedica a solucionar suas dúvidas, one blog post at a time. Let’s do this!