No inglês americano, “inquire” é utilizado em contextos de investigações formais.
No inglês britânico, “enquire” é utilizado no sentido de perguntar/questionar.
Neste post, falaremos sobre as diferenças entre essas duas palavras, “inquire” e “enquire”.
Are you ready?
“Inquire” significa “procurar” ou buscar informações de uma maneira formal no inglês americano.
“Enquire” significa perguntar de uma forma geral.
Ao observar esses verbos em uma frase, a ideia será de pedir informações. Para melhor entendimento, observe o exemplo a seguir:
Imagine que você está saindo de férias com os seus amigos da escola para um lugar muito bonito. O problema é que, dependendo da distância, seu organismo não responde muito bem. Isso é, você sente náuseas, enjoo e cólica. Nesse sentido, visando ao seu bem-estar e a obter informações sobre a duração da viagem, você pergunta ao condutor:
“Should I enquire how long it will take?”
Eu deveria perguntar quanto tempo vai levar?
Agora está mais claro, certo?
Vale acrescentar que os verbos “enquire” e “inquire” são extremamente formais, quando comparados com outros verbos com o mesmo sentido, como “ask”, por exemplo.
“Inquire”, além de ser frequentemente empregado no inglês americano em todas as situações, no inglês britânico é mais utilizado em contextos específicos. Observe as sentenças a seguir:
Louis went to the restaurant to inquire about a job.
(Louis foi ao restaurante para perguntar sobre um trabalho.)
They asked Mr. Roy to inquire about the new stadium.
(Eles pediram ao sr. Roy para investigar sobre o novo estádio.)
Não é muito difícil, certo? Mais uma vez, o contexto faz a diferença!
Lembre-se que, para identificamos as palavras apropriadas, é preciso que estejamos em contato com a língua inglesa constantemente. Alguns se identificam com notícias, outros com filmes e outros com desenhos. Todos os gêneros são importantes no processo de aprendizado. Com isso, você aprenderá a identificar diversas pronúncias e contextos.
Good luck!
Artigo revisado por Francine Oliveira (bacharela e licenciada em Língua Inglesa e suas Literaturas pela UFSJ).
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.