Inglês Paraná: O que é?

Já pensou ter acesso a um curso de inglês de qualidade totalmente gratuito?

Pois bem, os alunos do Estado do Paraná estão vivendo esse sonho.

Visando abrir as portas para seus jovens, permitindo que estes se preparem para o mercado competitivo que enfrentaram no futuro, o Estado decidiu investir na educação e criou o curso gratuito Inglês Paraná.

Para saber mais detalhes sobre e como funciona, não deixe de ler este post.

O que é o Inglês Paraná?

Criado no 3° trimestre de 2021, o Inglês Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Educação e do Esporte (Seed) do Estado do Paraná para democratizar o aprendizado da língua inglesa.

Através de um curso de inglês completo, do iniciante ao avançado, busca-se favorecer o aprendizado da língua estrangeira, preparando os, aproximadamente, 420 mil jovens da rede pública para um mundo em que o Inglês é cada vez mais necessário.

O público alvo do programa são alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental (6°, 7°, 8° e 9° ano) e de todos os anos do Ensino Médio da rede pública paranaense, assim como seus professores de Língua Inglesa.

Quadro mostra alunos e ao fundo a bandeira do EUA

Como funciona o Inglês Paraná?

O curso segue os parâmetros CEFR (Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas) e as habilidades e objetivos previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Sendo assim, o programa segue as divisões tradicionais de níveis e contempla os objetivos de aprendizado de cada etapa do currículo nacional.

Desse modo, procura-se criar um vínculo entre o aprendizado online e o presencial.

Para isso, os professores de inglês da rede pública paranaense foram treinados para serem mediadores de ensino.

Isto é, a iniciativa da busca de conhecimento é do aluno, cabendo ao profissional do ensino apenas a orientação durante a sua trajetória.

Assim, os estudantes possuem mais autonomia e se tornam mais independentes.

Dessa forma, passa a ser atributos dos professores o acesso às informações de cada estudante na plataforma, a avaliação de suas evoluções no aprendizado e o suporte às dúvidas em sala de aula. 

Quanto ao Inglês Paraná em si, ele acontece por meio da plataforma English Live, curso com mais de 20 anos de experiência no ensino online da língua inglesa.

Suas lições interativas e baseadas em alta tecnologia trabalham as 4 habilidades da fluência: speaking, listening, writing e reading.

Além disso, seu curso de inglês geral é composto por 16 níveis, cada um com 6 unidades e o final de cada um é liberado um teste de nível para a obtenção de certificado.

Espera-se que os alunos paraenses completem 1 nível e meio por ano letivo.

Caso o aluno complete o inglês geral, ele pode fazer as aulas de cursos mais avançados e específicos, como inglês para negócios, para indústria e para viagens.


Fora as atividades comuns previstas, o estudante também tem acesso a materiais extras e recursos adicionais, como:

  • Flashcards – esse recurso permite a visualização de palavras aprendidas durante as lições, sendo uma forma de revisão de conteúdo. Ele possibilita que o aluno veja a descrição da palavra, assim como pode ouvir a pronúncia e checar a escrita fonética.
  • Tradutor – esse recurso é um dicionário que dá a definição em português para as palavras em inglês, usando o Oxford Advanced Learner Dictionary como base.
  • Laboratório de gramática – esse recurso é focado na revisão de pontos gramaticas aprendidos. Através dele, o aluno pode revisitar tópicos específicos de gramática e realizar exercícios para a sua maior fixação.

Como acessar?

O aluno pode acessar a plataforma tanto pelo celular quanto pelo computador, tendo ainda a possibilidade de baixar as lições para as realizar offline.

Para acessar o Inglês Paraná, é necessário ter o aplicativo EF English Live Business baixado, ou acessar o seu site, e logar com o e-mail da escola. 

No primeiro acesso, será perguntando o nível de inglês do estudante.

Para isso, ele pode tanto marcar como iniciante e ser diretamente direcionado para o nível básico do curso, quanto fazer um teste de nivelamento.

Esse teste de nivelamento leva em torno de 30 minutos para ser completado e aloca o aluno em um dos 16 níveis inspirados na divisão do CEFR, sendo eles:

  • A1 – Iniciante: níveis 1 ao 3
  • A2 – Básico: níveis 4 ao 6
  • B1 – Intermediário: níveis 7 ao 9
  • B2 – Pós-intermediário: níveis 10 ao 12
  • C1 – Avançado: níveis 13 ao 15
  • C2 – Pós-avançado: nível 16

Contudo, o aluno possui a autonomia de cursar o nível que achar mais apropriado, podendo migrar de um para o outro conforme julgar a necessidade.

Desse modo, é de se esperar que em uma única sala de aula tenha alunos em diferentes níveis. 

Por um lado, isso é um ponto positivo, pois o estudo da Língua Inglesa fica mais proveitoso, principalmente para os mais avançados que não precisam ver o verb to be pela centésima vez, já que nas escolas as aulas de inglês costumam ser niveladas por baixo.

Por outro lado, pode ser um problema para o professor, que precisará adequar suas aulas para atender necessidades muito diversas, correndo o risco de excluir um ou outro grupo.

O que falam sobre a plataforma? 

O aplicativo é avaliado em apenas 2.6 estrelas no Google Play.

As principais reclamações são associadas a problemas com login e mal funcionamento, principalmente nos exercícios de speaking, em que os microfones não são reconhecidos.

Sem dúvidas, a iniciativa do curso Inglês Paraná é interessante, pois permite que esses jovens estejam preparados para o mercado de trabalho, que está cada vez mais rigoroso, especialmente quanto a influência em inglês.

Mas, infelizmente, o curso é apenas para os alunos matriculados na rede pública do Estado do Paraná.

Então, se você é um deles, não deixe de aproveitar essa oportunidade única.

Aos estudantes de outros estados e indivíduos de todas as idades que estão na batalhando no aprendizado de inglês, basta-nos esperar que essa iniciativa vire um padrão e mais e mais pessoas possam ter acesso ao ensino de inglês de qualidade.

Agora quero saber, você acha que outros estados também deveriam tomar essa atitude e dar acesso a cursos gratuitos de inglês?

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image