“Ethnicity” vs “Race” – Qual a diferença?

Hi, guys!

Hoje, vamos falar sobre duas palavras que confundem os estudantes, sobretudo ao redigir um texto: ethnicity vs race.

Inicialmente, destacamos que ethnicity e race não são sinônimos. Ethnicity versa acerca de um grupo que tem a mesma origem, afinidades culturais e linguísticas. Por outro lado, race implica na constituição por características físicas que definem um indivíduo como membro de um grupo específico.

Sendo assim, com base em uma definição tradicional, ethnicity está associada a valores sociológicos e race a fatores fenotípicos, ou seja, à aparência física. Logo, entendemos que race abrange características físicas como textura do cabelo e cor dos olhos, por exemplo, não necessariamente implicando uma mesma etnia. Ethnicity diz respeito a cultura regional, ancestralidade, idioma e nacionalidade.

Lembramos, no entanto, que essas definições podem se modificar com o tempo e com os estudos sociais realizados em torno dessas temáticas.

Para elucidarmos melhor a questão, acompanhe a situação abaixo:

Um indivíduo com pele escura e cabelo crespo será classificado nos Estados Unidos da América como “preto” ou “of color” (“de cor”). Em contrapartida, um indivíduo com a pele clara e cabelos lisos será classificada como “branco”. Isso é o que chamamos de race.

Como podemos notar no exemplo acima, race é baseada na aparência física de um indivíduo.

Até aqui tudo bem, certo?

Bem, então o que é ethnicity? É a herança cultural regional do indivíduo. Paralelo a isso, estão incluídos fatores como a língua maternal, religião, práticas culturais mantidas e feriados que julga importante celebrar. Nessa perspectiva, ethnicity está intrinsecamente ligada a cultura e geografia.

Vale destacar que o tema das relações raciais é um dos mais discutidos na política estadunidense e ocidental, sobretudo em períodos eleitorais. Isso se dá, dentre outras coisas, devido às relações entre os principais grupos raciais existentes no país. Os Estados Unidos têm uma longa trajetória no que tange a conflitos étnicos e, em muitos casos, se resumem a discriminações tanto étnicas como raciais.

Esperamos que tenha ficado claro a diferença entre race, que classifica um grupo por meio de características fenotípicas (embora saibamos que a “raça” não seja algo biológico, mas uma descrição com base naquilo que enxergamos fisicamente) e ethnicity, que versa sobre aspectos culturais.

See you!


Artigo revisado por Francine Oliveira (bacharela e licenciada em Língua Inglesa e suas Literaturas pela UFSJ).

Free Download

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Caso você queira aprender como aprender com textos em inglês com áudio e ter acesso a mais de 160+ textos com áudios em inglês. Veja nosso curso completo autodidata.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
Free Download

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
0
Would love your thoughts, please comment.x