Hi guys!

Hoje vamos falar sobre duas palavras que confundem os estudantes, sobretudo ao redigir um texto: ethnicity vs race.

Inicialmente, destacamos que ethnicity e race não são sinônimos. Ethnicity versa acerca de um grupo que possui a mesma origem, afinidades culturais e linguísticas. Por outro lado, Race é constituído por características físicas que definem um indivíduo como membro de um grupo específico.

Sendo assim, com base em uma definição tradicional, Ethnicity está associada a valores sociológicos e Race a fatores biológicos. Logo, entendemos que Race abrange características físicas, como textura do cabelo e cor dos olhos, por exemplo. Ethnicity tange a cultura regional, ancestralidade, idioma e nacionalidade.

Para elucidarmos melhor a questão, acompanhe a situação abaixo:

Um indivíduo com pele preta e cabelo crespo será classificado nos Estados Unidos da América como preto. Em contrapartida, um indivíduo com a pele clara e cabelos lisos será classificada como caucasiano. Isso é o que chamamos de Race.

Como podemos notar no exemplo acima, Race é baseada na aparência física de um indivíduo.

Até aqui tudo bem, certo?

Bem, então o que é Ethnicity? É a herança cultural regional do indivíduo. Paralelo a isso, está incluído a língua maternal, religião, práticas culturais mantidas e feriados que julga importante celebrar. Nessa perspectiva, Ethnicity está intrinsecamente ligada a cultura e geografia.

Vale destacar que o tema relações raciais é um dos temas mais discutidos na política americana, sobretudo em períodos eleitorais. Isso se dá, dentre outras coisas, às relações entre os principais grupos raciais existentes no país. Os Estados Unidos possuem uma longa trajetória no que tange a conflitos étnicos e, em muitos casos, se resumiam a discriminação étnica.

Esperamos que tenha ficado claro a diferença entre Race, que classifica um grupo por meio de características biológicas e Ethnicity, que versa sobre aspectos culturais.

See you!