Como estudar inglês sem distrações na internet

O controle de impulsos, como interromper o trabalho ou os estudos para fazer uma pesquisa paralela ou checar os e-mails, está ficando cada vez mais difícil nos tempo atuais, em que o normal para a população com acesso à internet é a gratificação imediata.

Um dos desafios para quem estuda idiomas por conta própria na internet é conseguir manter a atenção plena nos estudos por longos períodos de tempo. Geralmente, a facilidade de acessar qualquer site ou software além dos necessários para estudar faz com que a atenção constantemente seja dividida.

Se você chegou neste artigo, provavelmente não irá se satisfazer com dicas como “crie um cronograma e se comprometa a ele”, pois mesmo estudantes muito organizados podem sucumbir às distrações.

Felizmente, a própria tecnologia provê algum antídoto: há diversas formas de utilizar seu dispositivo buscando minimizar as distrações e desenvolver novos hábitos. Confira abaixo seis dicas para estudar com mais concentração: dependendo de como você costuma e prefere estudar, perceba quais se encaixam melhor na sua rotina e teste-as.

→ Baixe o que precisa e desligue a internet

Para quem realmente não consegue estudar sem procurar interrupções constantes, é importante preparar as sessões de estudos fazendo download de todo o material que pretende utilizar. Arquivos de imagem e PDFs geralmente podem ser baixados com apenas alguns cliques. Em sites como SaveFrom.net é possível usar a url (o endereço específico do vídeo no site) para baixar quaisquer vídeos ou áudios.

Ao determinar previamente todo o material para um período de estudo e baixá-lo, você pode colocar seu dispositivo no modo avião e assim, rapidamente impedi-lo de receber notificações online ou depender de sites cujos algoritmos pretendem manter o usuário consumindo conteúdo incessantemente. Nunca mais você irá assistir a um vídeo sobre um assunto de inglês no YouTube e acabar vendo mais outros dois na sequência que não são pertinentes, mas você clicou por estarem nas recomendações.

→ Anote dúvidas ao invés de pesquisar imediatamente

Mesmo que sinta necessidade de usar a internet durante os estudos, como para pesquisar o significado de alguma palavra no texto que está lendo, lembre-se que sempre pode anotar tudo em um arquivo de bloco de notas, salvar e pesquisar mais tarde.

É comum que estudantes acostumados com satisfação imediata de qualquer dúvida se surpreendam como muitas vezes podem nem precisar pesquisar mais tarde, pois acontece de descobrirmos determinadas coisas ao insistir na leitura, por exemplo, decifrando ou relembrando significados por contexto.

→ Evite estudar através de redes sociais

É fato que, se for do interesse do estudante, é possível aprender bastante apenas com material disponível no Instagram, TikTok, Twitter, etc. 

Ao mesmo tempo que podem ser úteis ao aprendizado, as redes sociais são feitas primeiramente para nos distrair, e vale lembrar também que são altamente viciantes. 

Para aqueles que estão sofrendo por se distrair facilmente, é melhor evitar redes sociais totalmente quando se trata de estudar. Se há alguma página que lhe interesse pelo conteúdo de inglês, você pode tirar prints da tela para vê-lo na galeria do dispositivo, ao invés de precisar entrar no aplicativo.

→ Use aplicativos, softwares e extensões anti-distração

Existem apps que auxiliam estudantes com uma variedade de funções anti-distração, como bloquear a rede temporariamente, ou bloquear sites ou outros apps. 

Por exemplo, há extensões de navegador, como o Stay Focused para Google Chrome, que permitem escolher um período de tempo para liberar o acesso à determinados sites por dia, limitando as horas de distração.

Em apps que bloqueiam a internet no computador, como o Freedom para Windows, Mac e Android, você pode determinar o período que quer ficar sem acessar à rede por completo, ideal para quem consegue baixar o conteúdo que precisa para estudar. 

Há ainda programas que “escondem” as distrações no computador sem cortar a internet, como o Isolator, que torna todos os ícones de aplicativos da área de trabalho invisíveis por um tempo e facilita o foco no documento com o qual você está trabalhando.

Reflita sobre o que você precisa de um aplicativo como estes, pesquise opções de acordo com suas necessidades e o tipo de dispositivo que você usa.

→ Dê preferência para material interativo

Nada mais interativo que, literalmente, outra pessoa. Quem se distrai com muita frequência irá se tornar mais produtivo ao somente estudar de forma interativa, pois a passividade é o estado em que somos mais suscetíveis à deriva do pensamento e perda de foco. Se você não puder fazer aulas com um professor particular, procure alguém no seu nível de conhecimento para praticar inglês.

Não se preocupe caso prefira não interagir com outra pessoa, há também muito material interativo na internet. Bloqueando determinados sites com os programas citados na dica anterior, é possível trabalhar com chatGPT, por exemplo, ou fazer lições ou até um curso para auto-didatas com exercícios interativos, sem se preocupar com as distrações da internet, e também evitando as distrações causadas por extrema passividade.

Caso você queira aprender como aprender com textos em inglês com áudio e ter acesso a mais de 160+ textos com áudios em inglês. Veja nosso curso completo autodidata.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
Free Download

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
0
Would love your thoughts, please comment.x