Lingoda: Análise completa (Opinião)

Review Lingoda

Você quer treinar a sua conversação em inglês, mas não gosta do modelo muito livre que a maioria das plataformas online oferecem? 

Então deixe-me te apresentar o Lingoda, o curso que promete unir o currículo estruturado de uma escola de idiomas tradicional com a comodidade das aulas online e a imersão com professores nativos.

Sem enrolar, vamos conhecer mais sobre o curso, o que as pessoas falam sobre ele e, claro, se vale a pena ou não o investimento.

O que é o Lingoda?

Lingoda é uma escola de idiomas online. Atualmente, oferece cursos de inglês, inglês para negócios, alemão, francês e espanhol.

A plataforma conta com mais de 1.600 professores experientes nativos nas línguas-alvo. As aulas acontecem pelo Zoom e possuem a duração de 60 minutos, em que se explora a gramática, o vocabulário e a comunicação no idioma. 

Além disso, os professores atendem todos os níveis, desde o iniciante absoluto até o avançado. Ao final de cada nível, é dado um certificado.

O aluno pode adquirir diferentes tipos de pacotes de aulas, tanto privadas quanto particulares, mas não tem a opção de comprar com reais, apenas moedas estrangeiras (dólar, euro, libras e franco suíço).

Os valores em dólar para classes em grupos são:

  • 5 aulas – $75,99 ($15 cada)
  • 12 aulas – $149,99 ($12,50 cada)
  • 20 aulas – $209,99 ($10,50 cada)
  • 40 aulas – $399,99 ($10 cada)

Já as classes privadas são mais caras, os preços em dólar são: 

  • 5 aulas – $175,99 ($35 cada)
  • 12 aulas – $329,99 ($27,50 cada)
  • 20 aulas – $459,99 ($23 cada)
  • 40 aulas – $799,99 ($20 cada)

No entanto, é possível experimentar o curso por 7 dias gratuitos, em que aluno pode participar de 3 aulas em grupo ou 1 privada. 

Além dessas opções clássicas, o Lingoda também conta com o programa Sprint, um tipo de desafio que leva o aluno a falar com confiança em apenas 2 meses de curso. 

Os valores são mais altos do que os anteriores, mas o Sprint oferece a possibilidade de cashback para aqueles que cumprirem as regras do desafio:

  • 15 aulas por mês – $440 (50% de cashback)
  • 30 aulas por mês – $880 (100% de cashback)

Como funciona o Lingoda?

No Lingoda, o aluno tem a liberdade de escolher o assunto e o professor que deseja ter aula, sendo assim, pode ter contato com diferentes contatos e regionalismos.

Mas apesar dos diversos tutores, as aulas seguem um mesmo modelo para garantir a excelência do seu aprendizado.

No entanto, antes de ter contato com seus colegas e professor, você deve seguir o seguinte passo a passo:

  • Realizar o teste de nivelamento;
  • Escolher a intensidade do curso que melhor se adapta a sua realidade e seu objetivo de aprendizado;
  • Agendar a sua aula selecionando a data, hora e assunto que deseja aprender, assim como professor;
  • Se preparar para a classe com antecedência através do planejamento da aula.

Após isso, estará pronto para entrar em sala de aula, seja privada ou com entre 2 a 4 colegas de mesmo nível através do Zoom. O professor começa a lição se apresentando e usa materiais didáticos durante a classe. 

É recomendado que os alunos interajam entre si, com os materiais e com os professores, para que os erros sejam corretamente corrigidos e o feedback personalizado seja mais assertivo. 

Ao final da aula, o professor recapitula o que foi visto e garante o entendimento de todos os presentes. Então, você pode baixar os materiais que foram utilizados, como os pdf’s anotados. 

Fora isso, você também pode baixar exercícios, responder a questionários e ter acesso ao recap da aula para revisar sempre que quiser, assim como ao trabalho de casa, e à área de self-study.

Ainda, os novos alunos podem se inscrever no desafio Sprint. A partir dele, você participa de um intensivo de aulas no idioma que deseja aprender e ainda concorre a ter o dinheiro de volta. Para isso, não pode faltar nenhuma aula e nem atrasar, e é necessário participar ativamente de cada uma.

O desafio é oferecido em duas modalidades:

  • Sprint: com cashback de metade do valor, o aluno deve participar de 30 aulas em dois meses, 5 por semana.
  • Super Sprint: com cashback do valor, o aluno deve participar 60 aulas em dois meses, 7 por semana.

Em ambos os desafios só pode assistir uma aula por dia. 

Qual é a metodologia do Lingoda?

A metodologia da escola foca nas 4 habilidades para a fluência em inglês: Listening, Speaking, Reading e Writing, assim como também dá especial atenção para gramática, vocabulário e conversação.

O curso de inglês possui 5 níveis, sendo eles:

  • A1 (iniciante absoluto), 
  • A2(iniciante), 
  • B1 (intermediário), 
  • B2(intermediário), 
  • C1 (avançado).

Assim sendo, as lições e os materiais utilizados são criados por especialistas para melhor atender as necessidades e dificuldades de cada um dos níveis. 

Além disso, os professores recebem treinamento especial e certificações de ensino de inglês como segunda língua.

O que falam sobre o Lingoda?

Em geral, Lingoda é considerada uma das melhores escolas de idioma online.

No Trustpilot, site em que as empresas recebem avaliações de seus consumidores, o Lingoda possui uma reputação excelente e é avaliada com 4,4 estrelas.

Lá, é possível encontrar diversos comentários como o seguinte:

Tradução: 

“Não há milagres ao aprender um novo idioma, mas está próximo.

Eu fiz o Sprint depois de 10 anos usando o Duolingo sem parar. Em 2 meses e 30 aulas, a quantidade que melhorei parecia nada menos que milagrosa. Metade das minhas aulas em grupo acabaram sendo sessões particulares, uma incrível conveniência, e até mesmo as aulas que compartilhei com outras pessoas foram fenomenais. Você aprende tanto com os erros dos outros quanto com os seus próprios. Os professores foram absolutamente solidários, engajados e entendidos. O conteúdo do curso foi relevante para minha vida e permitiu uma rápida expansão do vocabulário. Gostei tanto da minha experiência que estou levando meus benefícios do Sprint como aulas em vez de dinheiro (apesar da expiração de quatro meses) e vou elogiar este programa para quem quiser ouvir.”

Sites especializados em resenhas de recursos para o aprendizado de idiomas, como o All Language Resorces e o Langoly também deram boa pontuação para o Lingoda.

Para o Langoly, a qualidade dos professores, a imersão e o currículo estruturado são pontos fortes do curso. No entanto, também aponta que as lições e os materiais são repetitivos e as aulas em grupo dependem muito dos outros alunos. Mas ao todo oferece uma experiência de aprendizado consistente e lógico.

De forma similar, o All Language Resorces também aponta os mesmos pontos fortes e fracos. Além disso, o site comenta sobre a plataforma, que conta com tutorial e é muito boa, mas que só há o filtro de time zone para escolher as aulas que deseja participar. 

Fora isso, poder ver os objetivos de cada classe e os materiais a serem utilizados com antecedência ajuda na hora de escolher participar ou não.

No Youtube, a brasileira Susane Ribeiro fez uma review da escola em seu canal. Segundo ela, o Lingoda é o melhor curso de conversação com professores nativos para alunos iniciantes e intermediários, pois oferece temas ricos, aulas estruturadas e conversação guiada, troca com outras culturas sobre o tema da lição e vocabulário proveitoso. 

Além disso, também é possível criar flashcards com as palavras aprendidas e treinar com eles depois. Por fim, frisa que o desafio Sprint ajuda bastante a evoluir na língua-alvo.

Outro Youtube que elogia e recomenda o Sprint é o americano Jordan Patrick, mas acrescenta que é necessário ter paciência e comprometimento para ser bem sucedido no programa. Fora isso, ele fala sobre os professores e colegas. 

De acordo com o youtuber, os professores, em sua maioria, são bons, mas nem todos. Ele aponta como pontos positivos a sala de aula ser bem estruturada e o incentivo dos professores na interação entre os alunos. 

Por fim, o canal Bonnie Voyage fez uma review bem detalhada do curso. De acordo com Bonnie, alguns professores não ajudam os alunos com dificuldades e não são bons em orientar e guiar a turma durante a conversação. Também aponta que não é possível ter contato com o professor fora dos 60 minutos de aula, então não dá para esclarecer dúvidas fora de classe. 

Além disso, a youtuber diz que alguns tipos de aulas são mais interessantes do que outros, como as classes sobre gramática, que são mais proveitosas do que as de vocabulário. Entre os pontos negativos, aponta a falta de mais filtros na hora de escolher a lição que deseja fazer e problemas com a plataforma relacionadas com discordância entre os horários do site e do Zoom. 

Bonnie também recomenda o Sprint, pois a pressão ajuda a se organizar durante o processo e ter comprometimento, o que leva o melhor aprendizado.

Afinal, vale a pena?

Eu diria que sim e não.

Em questão de metodologia, o Lingoda parece ser o melhor curso de conversação, pois também foca em outros pontos muito importantes quando se está aprendendo uma nova língua. Então, por esse lado vale muito a pena.

Mas estamos falando de uma assinatura que é paga em dólares, o que faz com que o Lingoda tenha um preço muito elevado e difícil de bancar. Levando isso em conta, é possível fazer um curso não tão bom, mas que é bem mais acessível.

No entanto, se você tem como pagar pelo Lingoda, então faça, pois parece valer a pena.

Quanto ao programa Sprint, eu recomendo se você é uma pessoa muito comprometida e tem certeza de que não irá falhar. Caso contrário, nem pense nisso, se não você terá que lidar com um rombo em sua carteira.

Pelo o que pude observar, o Lingoda ainda não é muito popular em terras tupiniquins. 

Você já tinha falado falar dele ou é aluno? Se for, conte-nos mais nos comentários.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image