- Bolsas de estudo de intercâmbio na graduação: vantagens, esclarecimentos e dicas - 10 de julho de 2024
- Doutorado Sanduíche: como funciona? precisa saber inglês? - 2 de julho de 2024
- Exercícios sobre Reported Speech – Gabarito e Explicações - 21 de junho de 2024
A chave para o sucesso por vezes se encontra no seu nível de inglês, em um teste de proficiência com resultados favoráveis. O KET (Key English Test) é uma maneira de obter tal certificação.
Convidamos você para a leitura deste artigo para conhecer o teste, como funciona, valores, onde é aceito, se vale a pena e por fim obter dicas de estudo caso decida realiza-lo!
O que é?
Key English Test (KET ou A2 Key), ou Teste-Chave de Inglês, é um dos primeiros testes de proficiência oferecidos pela universidade de Cambridge.
O nível do exame, como o próprio nome diz, é A2 (para entender melhor, leia: CEFR).
O exame dura cerca de 2 horas, e assim como outros exames de Cambridge, avalia as quatro competências: Reading, Writing, Listening e Speaking.
Precisa de uma solução definiva para você aprender inglês?!
Confira nossa lista exclusiva dos melhores cursos de inglês online ranquiados com critérios sólidos. Aproveite essa oportunidade agora mesmo!
Veja os Melhores Cursos de InglêsNível A2:
De acordo com o site da Cambridge Assessment, para ser classificado nível A2 no KET, o avaliado deve ser capaz de:
– Compreender e aplicar frases e expressões básicas
– Compreender textos escritos simples em inglês
– Apresentar-se e responder a perguntas básicas sobre si
– Interagir com falantes do idioma em um nível básico
Como funciona?
O KET pode ser realizado presencialmente no papel ou online (exceto a avaliação Speaking – oral). Em relação ao formato do exame, seguem os detalhes:
Reading/ Writing: leva cerca de 1 hora, é composto de 5 partes de leitura e 2 de escrita e vale cerca de 50% da nota final.
A primeira parte consiste de textos curtos (mensagens, cartões, notas) para identificar a mensagem principal; a segunda envolve a leitura de sete questões e três pequenos textos e estabelecer a conexão entre eles; na terceira, o candidato deve ler um texto mais extenso para identificar informações detalhadas e as ideias principais; na quarta parte, o objetivo é selecionar os vocábulos corretos para completar um texto; na quinta, o candidato deve preencher espaços num e-mail usando uma palavra.
As últimas duas partes são de escrita (Writing): na sexta, a intenção é escrever um e-mail ou nota com pelo menos 25 palavras, e a sétima consiste em escrever uma pequena história (cerca de 35 palavras) a partir de três imagens.
Listening: é segmentada em 5 partes, dura cerca de 30 minutos e vale 25% da nota final.
A dificuldade vai aumentando de acordo com a progressão das partes, e cada gravação é tocada duas vezes.
As gravações podem ser monólogos, palestras, ou diálogos entre duas ou mais pessoas. Na primeira parte, o avaliado ouve breves áudios e responde perguntas de múltipla escolha; na segunda, há um monólogo, e o candidato deve preencher os espaços numa página e notas; na terceira parte, há um diálogo, e a atividade consiste em responder as perguntas de múltipla escolha com três opções; na quarta parte, o objetivo é identificar a ideia principal em cinco pequenos monólogos ou diálogos e responder a cinco questões de escolha múltipla com três opções; por fim, na quinta parte há um diálogo para identificar as informações essenciais e corresponder itens de acordo com o que foi dito.
Speaking: Assim como em outros exames de Cambridge, este componente é realizado juntamente com outro candidato e dois examinadores.
É composta de 2 partes que levam cerca de 8 a 10 minutos para cada par de candidatos, e vale 25% da nota final.
A primeira parte é uma conversa com o examinador sobre informações factuais ou pessoais; na segunda parte, os candidatos discutem sobre suas preferências e as justificam.
[informações sobre o exame retiradas do site da Cambridge Assessment]
Observação: O inglês presente no teste segue sua origem britânica, mas existe a possiblidade de conter uma variedade linguística para a avaliação das habilidades como um todo.
Quais são os valores?
O valor para realizar o exame A2 Key- KET, seja no papel, computador ou para escolas custa cerca de R$ 647,00 [valores 2023].
Caso tenha interesse em realizar o exame, você deve entrar em contato com um dos centros aplicadores e verificar a data e horário do próximo teste: os exames de Cambridge acontecem em datas previamente determinadas.
O link para encontrar centros no Brasil pode ser acessado aqui.
Onde o A2 Key – KET é aceito?
Atualmente, o exame é aceito (ou requerido) em muitas instituições nacionais e internacionais, como Universidad de Salamanca, Agfa-Gevaert, Portais de estudo, entre outras.
Este link oferece uma busca para as organizações onde os exames de Cambridge são reconhecidos. De qualquer modo, a certificação A2 Key representa um diferencial para o candidato no mercado de trabalho e no meio acadêmico.
Vale a pena?
No geral, os exames de Cambridge são bem aceitos ao redor do mundo; isto se deve ao fato de seguirem o CEFR.
De qualquer forma, esta resposta vai depender do seu objetivo com o exame de proficiência:
caso tenha interesse em ingressar em uma das organizações que aceitam o teste, ou sobressair-se na hora de candidatar-se a um intercâmbio, uma universidade brasileira ou internacional ou a uma vaga de emprego, esta é sua melhor escolha.
A realização do A2 Key – KET oferecerá a confiança necessária para continuar os estudos para exames de níveis mais avançados, tais como o B1 Preliminary (PET) e o B2 First (FCE).
Dicas para realizar o teste
• Muitos centros aplicadores, como a São Paulo Open Centre e a Cultura Inglesa, oferecem cursos preparatórios pagos para os exames Cambridge.
O site da Cambridge também disponibiliza recursos para alunos e professores. Você pode digitar “KET – A2 Key mock test” na barra de pesquisa e encontrar exames inteiros com resposta para praticar.
• Pratique o inglês no dia-a-dia em suas quatro habilidades principais: Reading, Listening, Speaking e Writing.
Baixe um aplicativo jornalístico em inglês no celular e ler pelo menos uma notícia por dia; seguir, nas redes sociais de sua preferência, páginas de humor, notícias, ou qualquer outro tema de seu interesse em inglês; ouvir músicas em inglês e algumas vezes acompanhar a música com a letra (existem muitos vídeos no Youtube deste modo, apenas digite o nome da música que gosta e “lyrics” logo depois: muitas opções aparecerão); mude, nas configurações de seu celular, a língua para inglês; assista filmes e séries legendados em português, com o tempo os assista com legenda em inglês e por fim tente acompanhar uma série/filme que já assistiu antes sem legenda.
Depois de conhecer o KET – A2 Key, como funciona, valores, tipos de questão entre outras informações, já decidiu se irá realiza-lo?
Ainda não?
Está então convidado para a leitura de nossos artigos explicando os outros exames disponíveis.
Tome uma decisão consciente, que mais se adeque às suas necessidades. Good luck on your test!!!
Precisa de uma solução definiva para você aprender inglês?!
Confira nossa lista exclusiva dos melhores cursos de inglês online ranquiados com critérios sólidos. Aproveite essa oportunidade agora mesmo!
Veja os Melhores Cursos de Inglês