Essa expressão é bem engraçada. Se formos traduzir literalmente, significa batata de sofá. Ainda que esse não seja o real significado da gíria, dá para ter uma noção do que significa…
Falar em batata quando se refere a uma pessoa dá uma ideia de alguém parado, que não se mexe. Que vive como um vegetal ou, no caso, um tubérculo. Já quando falamos em sofá também remetemos um pouco a preguiça, a ficar esparramado no sofá assistindo Netflix (porque ninguém assiste mais TV hoje em dia).
Então, quando juntamos as duas coisas, temos o que é ser um couch potato. É aquele sujeito que passa muito tempo sentado em frente à TV, sem fazer mais nada de interessante da vida. Que praticamente não se exercita, que não gosta de movimento, só fica lá, sentado, passeando de um canal para o outro.
Fazer isso de vez em quando, para descansar em um sábado chuvoso, tudo bem. Mas a vida está passando, e você não quer deixar de aproveita-la.
Por mais incrível que possa parecer, esse comportamento de algumas pessoas é muito comum nos Estados Unidos. E não é de hoje, desde os anos 70, quando a expressão foi criada. E é bastante preocupante, pois acaba trazendo problemas sérios de saúde para quem não se movimenta, fica apenas assistindo TV.
Especialmente porque quando estamos vendo TV pensamos logo em um lanchinho para acompanhar…
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos.