8 Motivos para ser professor de inglês

Ei, você aí, que está pensando em se aventurar no mundo das aulas de inglês!

Quero te dar um abraço virtual e um high-five entusiasmado, porque você está prestes a embarcar em uma jornada repleta de palavras engraçadas, expressões intrigantes e talvez até um sotaque britânico ocasional (você pode praticar, não estou te julgando).

Se você já pensou “Será que ser professor de inglês é para mim?” ou “Quais são as vantagens de ensinar esse idioma mundialmente queridinho?”, você chegou ao lugar certo.

Puxa uma cadeira, pegue sua xícara de chá (ou café, ou água, tanto faz) e vamos explorar juntos 8 motivos pra você se jogar de cabeça nessa jornada linguística tão recompensadora. Ready? Let’s go!

Quando eu comecei minha carreira nas salas de aula, minha única motivação era não perder o nível de inglês fluente que eu tinha conquistado.

Mas ao passar dos tantos anos ensinando a língua inglesa pude perceber que existe muuuuuuito mais vantagens em ser teacher. 


VER MELHORES CURSOS DE INGLÊS ONLINE DEFINITIVO

Espalhar o amor pelo inglês é um dos primeiros motivos para ensinar o idioma. Se você nunca foi professor de inglês antes, precisa saber que lecionar a língua vai te trazer muita gratificação.

Ter a possibilidade de fazer com que outras pessoas também se encantem com o idioma é uma grande alegria na vida de um prof.

Assistir a dificuldade daquele aluno se tornar leve, ver o inglês virar um hobby e o ranço se transformar em amor vai preencher seu peito de orgulho, pode apostar. 

O Impacto nas vidas dos alunos também é uma experiência incrível! Já pensou poder acompanhar as conquistas dos seus alunos que o inglês os ajudou a conquistar?

Promoções de trabalho, viagens internacionais, especializações, realização de sonhos! Prepare-se para ser lembrado para sempre. Seus alunos nunca esquecerão o que fez por eles!

Usar sua criatividade em sala de aula é outra grande vantagem de ser professor de inglês. Nessa profissão você tem a possibilidade de soltar sua imaginação e transformar qualquer recurso em material de ensino.

Filme, músicas, desenhos animados e até mesmo jogos são super possíveis de encaixar numa aula de inglês, tornando-a extremamente interativa e dinâmica.

Ser professor de inglês te possibilita ter a liberdade de criar a partir do que observa em seu aluno, fazendo com que eles se apaixonem e se sintam ainda mais instigados a continuar aprendendo esse idioma. 

Conexões multiculturais são muito esquecidas quando pensamos na formação de pessoas bilingues, mas pode enriquecer a vida de um aluno num nível inimaginável.

Poder expandir os horizontes e conhecer costumes de diversos lugares do mundo é uma realidade que só é possível através do aprendizado de uma nova língua – e o inglês é muito privilegiado nesse aspecto.

Poder ser o agente de expansão mental dos alunos é muito gratificante, vê-los abrir suas mentes, conhecer novas culturas e crescer enquanto pessoas é uma experiência única.

Isso que nem falei sobre os novos relacionamentos que podem se estabelecer nessa troca multicultural! 

Desenvolvimento contínuo é inevitável quando se é um professor de inglês. Prepare-se para se manter em constante evolução como profissional e também como ser humano. 

Ensinar algo novo a pessoas exige que você se mantenha atualizado sempre.

Abordagens de ensino, materiais e práticas de sala de aula surgem praticamente todos os dias e isso vai fazer com que você sempre tenha um degrauzinho a mais para subir.

É importante que esteja ciente de que um bom professor é aquele que não tem medo de experimentar, testar e mudar conforme novas tecnologias e temáticas aparecem no mundo educacional.

Busque se aperfeiçoar sempre e será um professor excelente. 

Quadro mostra um jovem com a bandeirinha do EUA

Flexibilidade de horários pode ser quase impossível na maioria das profissões, mas é extremamente comum para os professores de inglês.

Tanto faz se você leciona em escolas de idiomas, no ensino online ou com alunos particulares, você sempre terá a oportunidade de viver uma rotina mais flexível, com horários de trabalho bem diferentes do regular.

Isso te possibilita ter um estilo de vida mais light, com mais significado, além de permitir que se dedique a outras atividades em paralelo.

É por isso que essa profissão tão incrível pode se encaixar nos mais variados lifestyles. Você mantém sua autonomia, seu poder de escolha e, de quebra, ainda faz aquilo que ama! 

Oportunidades globais não podem deixar de serem mencionadas quando estamos falando dos motivos e vantagens de ser um professor de inglês.

Esse idioma universal abre portas pra inúmeras possibilidades na sua carreira, principalmente hoje em dia, onde o ensino online está bem consolidado ao redor do mundo.

Sendo um professor de inglês, você pode escolher trabalhar em qualquer lugar do mundo, direto do conforto da sua casa.

Há também a possibilidade de você atender alunos de outros lugares… aqueles que estão vivendo o inglês todo dia num país estrangeiro e ainda não se sentem fluentes de fato! 

Desafios vão surgir na sua carreira como English teacher, é verdade.

Mas observá-los pela ótica de como podem ser transformadores deixa essa profissão ainda mais enriquecedora.

Você pode enfrentar barreiras como ensinar um nicho específico de alunos e precisar estudar muito para entender daquela área, ou perceber que seus alunos precisam de um pouco mais de atenção na pronúncia das palavras – e então criar um curso apenas sobre esse tema!

Com certeza vai se sentir desafiado para elaborar aulas diferentes, com recursos interessantes e que prendam a atenção dos seus alunos… Olha aí a oportunidade de aprender novas habilidades!

Pode ser que você escolha ser um professor autônomo, e aí, my friend, você vai precisar aprender a empreender e gerenciar seu próprio negócio! São chances incríveis de se tornar uma pessoa ainda mais qualificada na sua profissão, não acha?  

E assim, chegamos ao final dessa viagem pelos motivos que fazem da carreira de professor de inglês um verdadeiro playground de possibilidades!

Se você está pensando em se juntar a esse time de apaixonados pela língua, prepare-se para uma aventura cheia de surpresas, risadas e, é claro, muitas lições aprendidas.

 Ao longo deste artigo, exploramos oito razões que podem fazer você dar um pulo na direção do quadro-negro (ou da tela do computador, se preferir a versão online).

Mas lembre-se, ser um professor de inglês é mais do que explicar regras gramaticais e vocabulário; é sobre criar laços, inspirar o aprendizado e desbloquear as portas para um mundo de possibilidades linguísticas.

 Ao adentrar o universo da educação, você estará mergulhando em histórias de sucesso, momentos de “aha!” e até mesmo algumas tentativas engraçadas de pronúncia que certamente te arrancarão um sorriso.

Afinal, quem nunca ouviu um aluno confundir “beach” com “bitch”? Mas hey, esses momentos também fazem parte da jornada.

 Portanto, se você está preparado para ser parte do clube dos exploradores linguísticos, dos facilitadores de comunicação e dos contadores de histórias, então coloque sua camisa de professor imaginária, pegue seu “pincel” mágico e deixe sua paixão pela língua guiar o caminho.

As risadas, os desafios e os momentos de conexão genuína com seus alunos estarão à sua espera, prontos para enriquecer sua vida de maneiras que você jamais imaginou.

 Então, quando você se encontrar diante daquela pergunta inevitável, “Por que ser professor de inglês?”, lembre-se destes 8 motivos que compartilhei aqui.

E mais importante ainda, lembre-se do motivo número 8+1 que é exclusivamente seu, aquele que vai te motivar a continuar ensinando e impactando vidas de forma única.

A jornada está apenas começando, e eu mal posso esperar para ver você iluminando o caminho com seu entusiasmo, conhecimento e, é claro, aquele toque especial que só você traz para a sala de aula.

Então, minha querida (e futura) estrela do ensino de inglês, você está pronta para brilhar?

0 0 votos
Nota para o Artigo
Se inscreva
Me notifique
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Aulas Particulares com Nativo

Desconto de 50% 

A forma mais rápida de aprender inglês é falando
Quero a Oferta!
*Primeira aula
close-link
Aulas De Inglês Particulares Com Nativos
Acessar
close-image
0
Comente!x