Como aprender a ler e compreender em inglês (o guia completo)

A leitura é uma habilidade extremamente importante, já que muitas pessoas podem ler em Inglês, mas poucas conseguem realmente entender o seu real significado.

Quando as habilidades de leitura melhoram, nota-se que a sua audição, fala e escrita são aperfeiçoadas também.

 A constante repetição das palavras e os padrões na leitura ajudam a lembrar o vocabulário e as estruturas gramaticais. Além do baixo custo e pelo fato primordial de não depender de outra pessoa, se você quer melhorar o seu Inglês sugiro que cultive um carinho especial pela leitura.

Os (as) melhores leitores (as) geralmente são agraciados (as) com ótimas oportunidades de crescimento em vários âmbitos.


Exercício para compreender o que lê em inglês

Textos em Inglês do nível Básico ao Avançado, para que a leitura não se torne tediosa considere o seu atual estágio. No nível Básico você será capaz de entender os textos, já no Intermediário para melhorar de vez a sua compreensão, seguem abaixo três passos importantes:

# Passo 1: Leia normalmente o texto e sublinhe as palavras que você não sabe os significados.

Não utilize imediatamente os dicionários, haja vista que eles podem fazer com que você perca o contexto. Mesmo em nossa língua nativa recomendo não procurar imediatamente o dicionário (primeira leitura) se não conhecer a palavra, pois é possível analisar o texto ao redor e entender o conceito. Ao mesmo tempo é essencial que você sublinhe o material para não perder a palavra que precisa aprender.

# Passo 2: Leia novamente. Utilize o dicionário e resuma cada parágrafo em apenas uma sentença.

Oportunidade: 


Descubra como aprender inglês em 6 meses estudando apenas 30 minutos por dia.

Clique no botão abaixo para assistir a vídeo apresentação.


Neste momento utilize o dicionário para empregá-lo naquelas palavras que sublinhou, pois o mesmo elucidará as dúvidas que prejudicam a sua compreensão. Outro ponto interessante é realizar um resumo de cada parágrafo, este hábito contribuirá para o real entendimento do (a) leitor (a).

#Passo 3: Repita a leitura e faça um resumo do texto inteiro.

É a parte mais gratificante do processo, pois enfim perceberá que realmente compreendeu o texto em Inglês!

Você leu 3 (três) vezes o texto e foi cada vez mais incisivo (a). Certamente não é a parte mais interessante, porém o mais legal deste processo é que por ler várias vezes, você estará aprendendo os padrões da língua e certamente surgirão novas palavras que não irá esquecer quando se deparar novamente com elas.

 Sem contar que a prática o (a) tornará um (a) leitor (a) rápido (a), porque mesmo lendo outro texto você se lembra destas palavras e sentenças (mesmo sem perceber). No começo quando esta técnica é aplicada, o processo é um pouco lento. Todavia, após um mês de estudos é possível notar uma melhora considerável no nível do seu Inglês.

Existe uma variedade de textos em Inglês. Para os Iniciantes recomenda-se o treinamento com a leitura de textos infantis. Logo depois, migra-se para os assuntos noticiosos e quando evoluir para o nível Avançado, é o momento exato para acompanhar os artigos internacionais, por exemplo explorar jornais conhecidos como o The New York Times.

Obs: O resumo pode ser empregado apenas na fala ou pensado, mas os melhores resultados são alcançados na escrita. Particularmente utilizo muito essa técnica para melhorar a minha leitura. Em apenas 1 (um) mês já é possível ter uma noção melhor do que aprendeu, haja vista que a habilidade de ler em Inglês é como um músculo, pois quanto mais é “exercitado”, o mesmo ficará forte na mesma intensidade!

Utilize aplicativos como o Anki (http://ankisrs.net/). Com ele é possível você aprender por meio de flashcards você criar seus cartões e o ANKI se responsabiliza de lembrar você de tudo o que aprendeu. Mas atenção!

Nunca associe a palavra em Inglês à tradução, e sim a imagem já que a mente não pensa em traduzir. Por exemplo, quando você fala elefante você imagina um elefante como figura e assim também deve ser no Inglês, ou o seu raciocínio não será natural.

Se você não quiser usar o ANKI você pode pegar um caderno comum tudo o que aprender você anota nele, dessa forma sua única desafio é se lembrar de fazer revisões.

Veja também: Como usar o kindle para aprender vocabulário.

Veja também: Os 50 Melhores Aplicativos Para Aprender Inglês

LEITURA DINÂMICA PARA APRENDER INGLÊS

Sabia que é possível você ler de 2 a três livros por semana e ainda melhorar consideravelmente o seu inglês?

Essa dica se aplica para livros simples, romances atuais, livros de aperfeiçoamento...

considerando que  você já tenha pelo menos intermediário.

Primeiro passo para você exercer esse objetivo: você precisa ter o livro em áudio e escrito.

Para isso você deve pesquisar no Youtube “Audio book”

Você vai ver uma série de áudio books em inglês - escolha um, e encontre o livro. Você tem duas opções: comprar o livro físico ou achar um PDF na internet.

Agora tudo o que tem de fazer é colocar o áudio na velocidade de 2x no Youtube ou qualquer programa que você utiliza como player de audiobooks; você também pode escolher um audiobook no audible e depois comprar um ebook kindle na Amazon com desconto.

Tudo que tem que fazer é ler ao mesmo tempo que ouve na velocidade de 2x.

Você vai perceber que é totalmente possível.

Dependendo do tempo que você tem disponível, por exemplo, 1 hora por dia,

consegue ler até dois livros por semana, ou 8 livros por mês.

A maioria dos livros possuem de 7 a 8 horas de duração em áudio. Na velocidade de 2x você consegue terminar um livro em apenas 3 a 4 horas de concentração.

O fato de ler e ao mesmo tempo ouvir o deixa em “estado de concentração” - é muito difícil divagar (problema comum na leitura tradicional).

Quer uma prova?

Leia 8 livros este mês e veja o quanto seu inglês terá melhorado.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of