Conjunções AND, BUT, SO, BECAUSE, OR

Conjunções são palavras que unem ideias para que uma frase não seja pronunciada ou escrita em pequenas sessões.

Para saber mais: Conjunções em inglês o Guia completo

Sem as conjunções, nós teríamos que nos expressar através de orações picotadas e muitas repetições, como no exemplo a seguir:

Eu gosto de fazer caminhadas. Eu gosto de andar de bicicleta. Eu não gosto de limpar a bicicleta. Eu procuro andar com a minha bicicleta só em cima da grama. Minha bicicleta não suja muito quando eu ando em cima da grama

Para criarmos uma frase mais fluida e natural, estabelecendo relações de causa e consequência entre elas ou apenas unindo-as em uma sequência de fatos, precisamos da ajuda das palavras como e, mas, então, porque, ou; produzindo assim uma frase como:

Eu gosto de caminhar e andar de bicicleta, mas eu não gosto de limpá-la, então eu procuro andar com a minha bicicleta só em cima da grama porque ela não suja muito assim.

Em inglês, temos as palavras and, but, so, because and or que realizam a mesma função acima: eliminam repetições e conectam ideias dentro de frases.

E (and)

Usado para juntar duas palavras, frases, partes de sentenças ou afirmações relacionadas. Esse termo se classifica como uma conjunção coordenativa, pois liga palavras que possuem a mesma função na frase, mas com significados distintos, ou seja, elas são independentes entre si.

Anna and John are dating (Anna e John estão namorando)

Atenção! And pode ser usado também para juntar duas palavras iguais e, assim, amplificar o significado delas:

I could read for hours and hours (= for a very long time) (Eu poderia ler por horas e horas/ por muito tempo)

She laughed and laughed (= laughed a lot) (Ela riu muito)

Frases com And

  1. “We went to the cinema and watched a new comedy movie.”Explicação: Aqui, “and” é usado para conectar duas ações relacionadas – ir ao cinema e assistir a um filme.
  2. “She loves to read books and write poetry in her free time.”Explicação: Nesta frase, “and” une dois hobbies que a pessoa gosta de fazer no seu tempo livre, criando uma lista de atividades.
  3. “The weather was cold and rainy, so we stayed indoors.”Explicação: “And” é usado para combinar duas descrições do tempo – frio e chuvoso – fornecendo um contexto para a decisão de ficar dentro de casa.
  4. “He quickly finished his homework and went out to play with his friends.”Explicação: Esta frase usa “and” para conectar duas sequências de eventos – terminar a lição de casa e depois sair para brincar.
  5. “The cake was both delicious and beautiful, perfect for the celebration.”Explicação: Aqui, “and” conecta duas qualidades do bolo – sabor e aparência – enfatizando que ele possui ambas as características positivas.

Erros Comuns com “And”

Uso excessivo: Um erro comum é usar “and” excessivamente em uma única frase, o que pode torná-la longa e confusa. Por exemplo: “I went to the store and I bought apples and oranges and bread and milk.”
Conectar ideias não relacionadas: Outro erro é usar “and” para conectar ideias que não têm uma relação clara, o que pode confundir o leitor sobre a relação entre as ideias.

Ou (or)

A conjunção “or” é usada para apresentar alternativas ou escolhas. Ela conecta ideias ou opções que são mutuamente exclusivas. Por exemplo:

You can have tea or coffee (Você pode tomar chá ou café).

“Or” também é usado em situações onde uma condição pode levar a outra:

Study hard, or you will fail the exam (Estude bastante, ou você vai falhar no exame).

Em situações informais, “or” pode ser usado para sugerir uma correção ou esclarecimento:

I met John’s brother, or was it his cousin? (Eu conheci o irmão do John, ou seria o primo dele?).

Erros Comuns com “Or”


Falsa equivalência: Às vezes, “or” é usado para conectar opções que não são realmente alternativas exclusivas, levando a uma falsa equivalência. Por exemplo: “Você prefere ir à praia ou ter um dia relaxante?” (ir à praia pode ser parte de um dia relaxante).
Uso em vez de “and”: Algumas pessoas usam incorretamente “or” em situações onde “and” seria mais apropriado, especialmente quando as opções listadas não são mutuamente exclusivas.

Mas (but)

Usamos essa conjunção para unir duas afirmações em uma mesma frase com sentidos contrários. Portanto, se a primeira frase é afirmativa, a segunda, após o but, será negativa e vice-versa. Há casos também que se a primeira oração defende um ponto x, a segunda após o but contrariará sua percussora:

He is very creative, but not so hard-working (Ele é muito criativo, mas não muito trabalhador)

It is sunny but really cold out here (Está fazendo sol, mas está muito frio aqui fora)

Atenção! Algumas vezes podemos traduzir but também como “no lugar de”, “ao invés disso” ou “apenas”:

We must not complain about the problem, but help with a solution (Nós não devemos reclamar sobre o problema, apenas ajudar com uma solução)

Atenção! But também pode ser traduzido como “exceto” ou “menos”, indicando um item que se sobressaia após uma lista ou grupos de afirmações:

I like all kinds of fruits, but pineapples (Eu gosto de todos os tipos de frutas, exceto abacaxi)

Atenção! Frases com a estrutura not only …. but also significam que ambas as opiniões ou situações nas duas frases em questão são válidas:

I’m not only a singer, but also a dancer (Eu não sou apenas um cantor, mas também um dançarino)

Erros Comuns com “But”

  • Conectar ideias sem contraste: Um erro comum é usar “but” quando não há um contraste real entre as ideias. Por exemplo: “Eu gosto de sorvete, mas eu também gosto de bolo.” Neste caso, “and” seria mais apropriado.
  • Substituição por “and”: Alguns usam “but” no lugar de “and” desnecessariamente, o que pode causar uma interpretação errada de contraste ou oposição onde não existe.

Então (so)

Além de ser usado como uma marca conversacional para iniciar pensamentos (So, I was thinking… / Então, eu estava pensando…) e como um adverbio de intensidade (You are so beautiful! / Você está tão linda!), a palavra so também é uma conjunção normalmente traduzida como “então”, significando “por essa razão”, “desse modo”. Ela conecta duas frases gerando uma ideia de causa e consequência: os acontecimentos de x vão influenciar a realização de y, como nos exemplos mostrados abaixo:

My arm started hurting, so I stopped swimming (Meu braço começou a doer, então eu parei de nadar)

Last time I went to the park I got sunburned, so this time I put some sunscreen on (Da última vez que fui ao parque eu me queimei muito, então dessa vez eu passei protetor solar)

Erros Comuns com “So”

  1. Uso Incorreto para Indicar Causa: Um erro comum é usar “so” no lugar de “because” para indicar a causa de uma ação ou situação. Por exemplo, dizer “I was tired so I went to bed early” é correto, mas seria um erro dizer “So I was tired, I went to bed early”.
  2. Confundir com “So That”: Muitas vezes, as pessoas usam “so” quando deveriam usar “so that” para expressar propósito ou intenção. Por exemplo, “I studied hard so to pass the exam” deveria ser “I studied hard so that I could pass the exam”.
  3. Uso Excessivo em Respostas: Algumas pessoas começam respostas com “So” desnecessariamente, especialmente em um contexto informal ou conversacional. Por exemplo, “So, yes, I agree with you”, onde “So” não adiciona significado relevante.

Porque (because)

Because se classifica como uma conjunção subordinativa e tem a função de unir frases que exercem um papel principal com frases que são dependentes das primeiras para completarem seus sentidos. Essa conjunção apresenta a razão pela qual a situação da frase principal ocorreu, como nos exemplos abaixo:

My wife can’t go to the movies with me because she has to work (Minha esposa não pode ir ao cinema comigo porque ela tem que trabalhar)

Mark doesn’t like his job because his boss doesn’t listen to his ideias (Mark não gosta do seu trabalho porque seu chefe não escuta suas ideias).

Erros Comuns com “Because”

  1. Confusão com “Because Of”: Um erro comum é usar “because” no lugar de “because of”. “Because” é seguido por uma cláusula (sujeito + verbo), enquanto “because of” é seguido por um substantivo ou frase nominal. Por exemplo, “I was late because of the traffic” (correto) vs. “I was late because the traffic” (incorreto).
  2. Uso Redundante com “Due To” ou “Owing To”: Algumas pessoas usam “because” em conjunto com “due to” ou “owing to”, o que é redundante. Por exemplo, “The game was cancelled because due to rain” deve ser “The game was cancelled because of rain” ou “The game was cancelled due to rain”.
  3. Iniciar Frases com “Because”: Embora não seja estritamente um erro, iniciar frases com “because” pode levar a frases incompletas ou dependentes. É importante garantir que a frase com “because” seja uma cláusula completa ou esteja claramente ligada a uma cláusula independente.

Exercícios Conectivos em Inglês

Aprenda inglês Falando - Professores especialistas nativos. 
Fazer Aulas
* Terms & Conditions Apply

1 comentário em “Conjunções AND, BUT, SO, BECAUSE, OR”

  1. Resolução:
    1. but – Usamos a conjunção but aqui para criar uma exceção: mais ninguém na família fala espanhol, apenas a tia Caroline
    2. And – Usamos a conjunção and para ligar duas ideias que possuem a mesma função na frase, mas com significados diferentes
    3. but – Usamos a conjunção but para unir a segunda afirmação que apresenta uma ressalva em relação a primeira, contrariando de certo modo o verbo enjoy que englobaria positivamente todos os sentidos de uma viagem se não fosse pela segunda frase
    4. because – Usamos a conjunção because nesse caso para explicar o motivo pelo qual a Sandra quase perdeu o voo, dito na frase principal
    5. and – Usamos a conjunção and entre duas palavras iguais para intensificar seu significado original
    6. so – Usamos a conjunção so para indicar que a segunda frase é uma consequência da situação que aconteceu antes na primeira frase
    7. but – Usamos a conjunção but na estrutura not only …. but also significando que ambos os adjetivos são válidos
    8. because – Usamos a conjunção because para mostrar a razão pela qual os clientes estão descontentes
    9. because, so – Usamos a conjunção because no primeiro espaço pois a frase que ele está unindo explica o motivo pelo qual o falante e Suze não passarão o Natal juntos, e, para o segundo espaço, a opção correta é a conjunção so pois une uma frase que é uma consequência das anteriores.
    10. but – Usamos a conjunção but para unir essas duas frases para apresentar uma situação contrária na segunda frase em relação a primeira

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Aprenda inglês Falando - Professores especialistas nativos. 
Fazer Aulas
* Terms & Conditions Apply
close-link
Comece a falar. Escolha entre 14.893+ Professores de Inglês:
Encontrar Professor
close-image