Como Ter Disciplina Para Estudar Inglês? [Garantido]

Disciplina não é seu forte, você simplesmente não consegue estudar... parece uma mistura de desânimo com preguiça e falta de determinação, certo?

Qualquer coisa te distrai e você não consegue nem mesmo iniciar os estudos.

Decidiu que deveria ter começado a estudar, mas já se passaram 3 meses e nada de você ter começado a estudar.

E você cada dia se sente mais alarmado com a necessidade do inglês, sua pronúncia está ruim e você não consegue explicar uma simples ideia.

O que fazer nesse caso?

Aqui vou explicar tirando fora toda aquela conversa fiada de produtividade e falta de propósito... vou lhe explicar o que realmente funciona de verdade.

Vou te mostrar o que eu fiz, já que a preguiça é uma característica nata minha.

Eu sou Preguiçoso Como Você E Mesmo Assim Consegui Conquistar Um Inglês Fluente.

A única solução para minha preguiça foi pagar uma escola tradicional, só que a escola era muito ruim e eu não conseguia aprender nada. 

Por isso foi necessário estudar sozinho. Não totalmente: sempre seguia orientações, mas estudei em casa sozinho e consegui conquistar a fluência em inglês.

Eu sou a pessoa mais preguiçosa que tem no mundo, assim eu acredito que , se fosse mais produtivo, com certeza teria uma vida muito melhor.

Então, se você é preguiçoso também, fica comigo que vou te mostrar como eu fiz! Basicamente é isto: esqueça essa história de disciplina de estudar isso, não existe pra gente!

Nós somos mentes criativas e por isso dispersas entre inúmeros pensamentos, dúvidas e distrações tentando salvar todo mundo ao mesmo tempo. Mesmo sabendo que esses inúmeros pensamentos são completamente inúteis.

Só que no fim, o que era importante não era feito, como, por exemplo, “estudar inglês”.

O Mito da Disciplina

Eu tenho muito a agradecer ao livro A Única Coisa! Foi essencial na compreensão do que estava acontecendo comigo! Se você quer ver um resumo básico sobre o livro assista o vídeo abaixo.


Já ouviu algum parente ou pessoa que lhe dá conselhos dizendo “você tem que ser mais disciplinado, você deve ter força de vontade e blah blah blah”? Mesmo que eles sejam exemplos de pessoas vitoriosas para você, esses tipos de comentário desmotivam e nos fazem sentir como preguiçosos.

Eles estão errados: a disciplina é muito limitada - é uma energia limitada,  como uma bateria de celular moderno que dura algumas horas.

Então se você trabalha e faz faculdade não adianta ser disciplinado, que você vai uma hora desistir. Isso acontece, porquanto sua energia está acabando e você tende a tomar decisões que visam ao descanso mental.

Isso é natural, todas as pessoas são assim umas mais, outras menos.

E disciplina não é um músculo que você treina, treina e cada vez mais disciplinado você se torna - pelo contrário, é uma bateria que nunca muda, sempre vai ter a energia limitada.

Quanto mais você gasta, mais fraca ela se torna.

O que você precisa fazer é criar um hábito usando um pouquinho dessa energia limitada chamada disciplina.

O que é um hábito?

Prática repetida que se torna conhecimento ou experiência, o que o torna uma forma de ser.

Somos moldados de diferentes hábitos todos os dias em cada detalhe, tudo o que você não pensa conscientemente para fazer é um hábito. O hábito de andar no início de nossa infância era forçoso, porém com o tempo isso se tornou inato a nós, assim como falar, escrever.

Você fará uma ação usando um pouco da sua energia diária, para que assim em 66 dias você o transforme em hábito enraizado.

Compreende?

O que forma um hábito é basicamente uma ação...

  • Clara e Objetiva

Para que você crie o hábito e tenha sucesso precisa saber exatamente o que irá estudar, definir de uma vez por todas qual será sua forma de estudo, e qual material que irá estudar.

Isso é importante porque a dúvida é a mãe da procrastinação. Por quê?

O que toma mais energia de nosso cérebro “a disciplina” é tomar decisões.

O artigo linkado acima mostra a história do Ex presidente do Estados Unidos que se limita a usar a mesmas roupas e a comer as mesmas coisas para que assim não gaste sua energia em decisões sem relevância diante de seu cargo de presidente. Assim é o Mark, CEO do Facebook, que busca usar sempre as mesmas cores “cinza” assim não têm que gastar energia à toa com decisões simples.

Então quando se trata de inglês siga apenas um professor, siga apenas um método e não desperdice seu tempo.

  • Precisa ser diária

Para maximizar seu resultado em relação a adquirir o hábito você precisa fazer ação diariamente.

  • Precisa Energia

Não faça essa ação de noite, ou quando você já fez alguma tarefa muito difícil, como trabalhar e fazer faculdade.

Essa história, - o que você faz das 00:00 às 04:00? - é besteira, muito provavelmente vai dormir ou passar a noite inteira no Facebook, relaxando. Minto?

É lógico que você pode vir me dizer que já viu várias pessoas que conseguiram dessa maneira. Mas aí você precisa ler o excelente livro “The Rise of Superman”. Não, o título não é à toa... é que pra fazer isso você precisa quase ser um Superhomem para alcançar esse estado mental de superforça.

Você vai ver que foi algo em comum entre os que dizem que conseguiram se sacrificar e dormir 3 horas por dia e conseguir ter sucesso! É que essas pessoas estavam em situação de perigo, ou de grande humilhação.

Calma, vou explicar, a vergonha  é tão poderosa quanto a morte para nos motivar, por isso provavelmente essas pessoas que conseguiram precisavam urgentemente aprender inglês, de outra forma não conseguiriam o emprego, ou viver em outro país, e o sentimento de fracasso seria muito grande se não conseguissem conquistar a habilidade que almejavam.

De outra forma eu aconselho que você estude antes de ir trabalhar e de fazer faculdade.

Nas primeiras horas do dia, a faculdade e o trabalho você está pagando ou recebendo, ou seja, não precisa ter disciplina.

O Plano de Ação Para Ser Disciplinado Para Estudar Inglês

Sabendo desses critérios basicamente o que você deve fazer é acordar uma hora mais cedo do seu dia e a primeira coisa que você deve fazer é estudar 30 minutos de inglês todos os dias ou até 1 hora.

Eu garanto que você vai fazer  isso sem dúvida nenhuma.

Umas dicas importantes...

Procure colocar um despertador que seja complicado de solucionar, eu utilizo muito o Alarmy ele me acorda com 4 problemas matemáticos de nível fácil de dificuldade, mas basta que eu tenha que pensar e fazer eu já meio que cobro a consciência e me livro da tentação de ir dormir novamente.

Outra dica é não fazer mais nada de manhã, no máximo escovar os dentes e beber água.

O que eu faço é acordar e ligar o computador, esse é o meu gatilho, depois bebo água e escovo os dentes e vou direto para minha tarefa à qual busco me dedicar hoje em dia 2 horas no mínimo, não sendo mais o estudo de inglês.

Mas antigamente eu fazia isso para estudar inglês e dava muito certo, porque toda a sua energia está ali para você usar - é uma coisa que vai te trazer imensos benefícios.

Não abra emails e desligue o celular.

Se possível não conecte a internet, se sua metodologia não utilizar internet.

Essas distrações são uma verdadeira bomba atômica no seu desempenho. Para você ter um ideia, uma hora completamente focado vale mais do que 5 horas com distrações de resultado para você, e não sou eu que estou dizendo, é a ciência!

Existe um mito muito grande sobre ser multitarefa que você pode conferir nos estudos abaixo.

Como um remédio me fez entender como criar hábitos

Nossa vida hoje é cheia de distrações e é quase impossível lembrar da tarefa todos os dias. Foi então que eu precisava tomar um suplemento alimentar e não importava o que eu fazia eu sempre esquecia de tomar, às vezes conseguia uns 5 dias direto, mas quando via – pumba! -  já tinha esquecido novamente.

Será tão difícil assim eu tomar o suplemento todos os dias por pelo menos 30 dias?

Eu achava que era, e me culpava: eu era um burro ou indisciplinado e todas as coisas do tipo, como eu queria evoluir na minha vida se não era capaz de criar um simples hábito de tomar os suplementos todos os dias, o que iria me fazer ganhar mais peso, ter uma melhor aparência? Por que eu negligenciava tanto minha saúde assim?

Foi então que em uma semana, eu consegui manter os 7 dias. Só que na próxima semana havia esquecido novamente.

Mas percebi um porquê e resolvi testar: todas as manhãs, ao me sentar para tomar café, eu  via o pote de suplementos em cima da mesa (ele era grande, tinha 120 cápsulas) e automaticamente eu tomava o suplemento; agora, o dia que esquecia ou que lembrava depois no meio do dia, o pote de suplementos não estava em cima da mesa, porque minha mãe havia guardado o pote.

Ou seja, ver o pote enquanto eu estava tomando café era o meu gatilho para executar a ação de tomar o suplemento! Imediatamente avisei minha mãe da questão para deixar sempre em cima da mesa e – boom! -  não tinha um dia sequer que esquecia.

Afinal de contas era muito difícil eu não tomar café da manhã, por já ser um hábito desde a infância.

Então comecei a testar em outras coisas, como beber água logo após acordar, que traz inúmeros benefícios para sua manhã, já que o corpo acorda extremamente desidratado como uma árvore seca.

O que eu fiz?

Coloquei a garrafinha de água na cabeceira da cama - eu acordava, olhava e tomava água, e ao ir dormir eu a via na cabeceira e a enchia de novo de água.

E com aprendizado de inglês? Simples eu comprei um quadro grande e coloquei o meu hábito que queria estudar inglês bem na frente do meu computador, já que é muito difícil eu não ligar o computador todos os dias por trabalhar em casa e – pimba! - toda vez que ligava o computador de manhã eu lembrava que tinha que estudar inglês!

Não seja tão duro consigo mesmo.

Muitas pessoas - eu inclusive - sempre se cobram muito para realizar as tarefas e não se favorecem em absolutamente nada, porque você torna o estudo algo negativo, como se fosse um trabalho pelo que tem que se sacrificar e ainda sem receber salário.

Por isso se você deixar de fazer um dia, não tem problema, não se culpe e diga a si mesmo que no dia seguinte irá fazer.

Porém isso não pode ser uma desculpa e deve ser a exceção da atividade; lembre-se: se estiver caindo uma bomba atômica você faz essa uma hora de estudo, se o país estiver em guerra você estuda essa uma hora.

Outra coisa importante que não posso deixar de mencionar e que apenas os vencedores sabem é que se você quiser realmente ter sucesso deve persistir e respeitar a curva do sucesso. Pode ser que sua melhora não seja percebida de imediato, mas veja o gráfico abaixo.

Mostra exatamente que, se você persistir um pouquinho, conquistará  sua fluência em inglês e a partir de então sua evolução é exponencial e será muito gratificante entender toda a cultura que está na nessa língua! Os livros, os seriados, tudo fará mais sentido. Fora que a sua visão será muito mais ampla e vai te abrir horizontes nunca antes pensados.

Então não subestime o poder do dia a dia na sua jornada: é certeza de que terá o sucesso percebido em pouco tempo.

Summary
Como Ter Disciplina Para Estudar Inglês? [Garantido]
Article Name
Como Ter Disciplina Para Estudar Inglês? [Garantido]
Description
Rotina para ter disciplinado.
Author
Publisher Name
aprendafalaringles.com.br
Publisher Logo

Recomendados Para Você:

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments