1

Como Aprender Inglês Sozinho Passo a Passo (Método Completo)

Você está sem tempo ou paciência para aprender inglês em uma escola tradicional?

E já ouviu dezenas de histórias de pessoas que aprenderam inglês sozinhas.

Eu sei... eu fui uma delas.

E também tenho que te avisar que muitas destas histórias não são verdade.

Aqui vou ensinar você  como aprender inglês sozinho para começar a estudar hoje. São dicas práticas de fácil realização.

como aprender inglês sozinho

Primeiro mostro a mentalidade que deve ser adotada, juntamente com o passo a passo detalhado para praticar inglês, e depois mostro como criar uma rotina poderosa e ainda falo de uma questão delicada para a qual quero que você deixe um comentário.

ETAPA 01: Foque Em Aquisição do Idioma E Não Em Aprendizado

Assim como nadar ou dirigir um carro, que são coisas que só se aprende na prática, aprender inglês também é, você nunca vai aprender lendo manuais (apostilas, livros e gramática).

Veja o depoimento de uma leitora que mostra a realidade de muitas pessoas que hoje estão aprendendo inglês no Brasil.

A pessoa só aprendeu por manuais de inglês e quando fizeram uma entrevista com ela nos Estados Unidos não conseguiu responder uma simples pergunta:

how old are you?

Foi necessário a entrevistadora escrever em um papel para a estudante entender.

Foi nesse momento que ela percebeu quanto perdeu tempo, já que era incapaz de entender uma frase muito simples apesar de escrever, ler e entender tudo de gramática.

E isso também pode acontecer quando você se deparar com um nativo falando, é muito diferente, constantemente recebo ligações dos Estados Unidos e é muito diferente desse inglês ensinado por aí.

Adquira a linguagem e não só aprenda.

Isso pode parecer um absurdo, mas não é, nossos ouvidos são como músculos assim como nossa capacidade de falar são como músculos que precisam ser desenvolvidos por meio de treinamento.


Não adianta a leitura de “manuais”: se você não praticar, nunca vai aprender a se comunicar na língua.


Infelizmente não achei o e-mail dela, mas basicamente é isso, e você vai se lembrar muito desse artigo quando começar a ouvir pessoas que aprenderam inglês por muito tempo em escolas tradicionais e hoje estão reclamando.


Ou talvez basta uma passada em portais de reclamações...

Se você perguntar para um nativo em inglês, adulto, que nasceu nos Estados Unidos, se uma frase está correta gramaticalmente ele saberá dizer, no entanto será incapaz de explicar por quê. (Krashen, 1987)

Click to Tweet

Há uma diferença entre aprendizado e aquisição da língua.

É preciso entender que o Inglês está mais para uma habilidade física do que para um conhecimento.

atividade física

Você precisa ter isso em mente. Ou você vai perder muito tempo.

E para praticar a linguagem é preciso se comunicar, só se aprende inglês se comunicando.


Em vez de “estudar inglês” como se fosse matemática você deve começar a utilizar inglês e se comunicar desde o primeiro dia é como aprender a andar, você tem que começar mesmo que comece engatinhando.

Espero ter sido claro...

COMO APRENDER INGLÊS SOZINHO PASSO A PASSO

PASSO 01 . Faça uma lista de coisas e assuntos de que você GOSTA e precisa aprender e descubra como são em inglês.

Situações reais, como comprar algo, direções... Faça um Brainstorming de tudo isso.

Se você gosta de conversar sobre futebol, por exemplo, pesquise sobre o futebol “soccer” americano, como eles falam, as palavras que compõem esse mundo.


É importante que sejam conversas de nativos e para encontrar isso você precisará pesquisar em inglês, por isso utilize o Google Tradutor para pesquisar em inglês no Youtube.E é importante que possuam legenda em inglês ou Closed Caption CC.

Procure exemplos reais de conversações ou apresentações em Inglês sobre esses assuntos.

Sempre vou recomendar vídeos, para você poder ver a boca da pessoa falando e assim repetir como se estivesse no estrangeiro, isso é o mais próximo do natural.

PASSO 02 Ouça esses vídeos e procure repeti-los.


Repita-os como se fosse você que falasse o idioma no vídeo, espelhe o comunicador até tal ponto que  pareça um nativo, exatamente como o vídeo, como um imitador, ao imitar outra pessoa fazendo piada.

Para isso repita muitas vezes e grave sua performance para comparar posteriormente com o áudio original através de um gravador do celular por exemplo.

Você pode analisar sua performance pedindo para outra pessoa comparar, ou lendo o texto com o áudio da sua voz.

PASSO 03. Converse com o vídeo, por exemplo fazendo perguntas, compartilhando ideias, concorde ou discorde das ideias apresentadas

Por exemplo: então, sobre o que você está falando... atualmente em minha experiência... comigo foi assim. (Em Inglês)

Isso pode parecer meio estranho, mas é a única forma de aprender inglês sozinho que funcionou para mim.

Se você é iniciante total, procure traduzir o texto antes de fazer o exercício. Se acaso o vídeo não tiver legendas mesmo, existem serviços que cobram menos de um Dollar o minuto para transcrever o áudio para você, e existem opções grátis, mas não é certeza de exatidão.

É importante que você traduza por frases e não ponha o texto inteiro para traduzir, senão não valerá de nada.

Continue assistindo o vídeo e repetindo e fazendo o exercício de conversação até que você consiga compreender o vídeo 100%.

Passo 04. Coloque todas as frases que você aprendeu no seu ANKI ou as escreva no caderno e dê exemplos próprios que utilizaria.

Procure se envolver com tudo que você GOSTA em inglês: se curte futebol então se envolva com os times, conheça a liga americana, como se pronunciam as palavras, assista a uma partida em inglês, leia jornal de esportes internacionais. Tudo fica mais fácil se você gosta do assunto.

Procure outras pessoas para praticar inglês.


Todas essas dicas têm a intenção de fazer você se comunicar em inglês desde o primeiro dia, assim você aprende por compreensão e não por estruturas, que é mais demorado.

Primeiro se alcança a fluência depois se alcança a precisão. O gráfico acima mostra a diferença entre alunos que aprenderam por compreensão e alunos que aprenderam pela gramática.

Fica muito mais fácil quando se segue essa ordem.

ETAPA 2 – Construa Uma Rotina

O segundo erro é que as pessoas perdem muito tempo para aprender o idioma.

A rotina é a mãe do hábito, e o hábito será responsável por suas conquistas, que no nosso caso é o inglês fluente, de verdade, agora.

Você já tentou iniciar os estudos de inglês, ficou motivado com a possibilidade de poder viajar para o exterior e conhecer amigos estrangeiros...

até que em certo ponto depois de apenas duas semanas de estudo lá estava você jogando seu vídeo game favorito. em vez de estudar .

rotina

Existe primeiramente um mito sobre a disciplina.

A disciplina tem término ,já o hábito prevalece.

E para criar um hábito são necessários 66 dias de prática diária.

Tem uma parte do livro “A única coisa do Jay Papasan e Gary Keller”

habito

Que mostra exatamente o que quero dizer aqui para você, se quiser realmente ser um campeão e ter um inglês que irá te destacar até dos seus chefes.

“Dos quatorze anos até as olímpiadas de Pequim, Phelps treinou sete dias por semana, 365 dias por ano. Ele entendeu que, treinando aos domingos, ganharia a vantagem de 52 dias de treinamento a mais que os outros competidores. Passava até 6 horas nas piscinas todo o dia.”

Click to Tweet

Descobriu o poder disso? Estamos falando do maior medalhista olímpico de todos os tempos!

Agora...o que todo mundo está fazendo de errado?

Se eu puder ver todas as pessoas que estão estudando inglês no Brasil, de escolas a estudantes autodidatas, e pedir para levantarem a mão quem estuda todos os dias, pode ter certeza de que nem 10% vão levantar a mão. E esse é um dos motivos para que demorem mais de 4 anos para aprender.

A maioria dos estudantes estão no clássico “duas aulas por semana ou aos sábados”, ou têm o Inglês como um objetivo extracurricular - só querem um inglês para se virar e por isso vão perder muito tempo para aprender inglês definitivamente e poder desfrutar das possibilidades que o domínio de um segundo idioma oferece.

Ok. Entendi.

Certo.

Para você construir uma rotina, eu recomendo fortemente que pegue agora uma caneta e uma folha de caderno para que já, a partir deste momento, inicie o seu trabalho,

já que a maioria das pessoas vai ler esses artigos e nunca mais voltará ou voltará só depois de um tempo se perguntando “Nossa... se tivesse aplicado isso naquela época hoje já estaria falando inglês! ”

Ou “Nossa... o blog do Mario estava certo, devia ter esquecido essas apostilas inúteis!”.

Faça com que seu dia seja uma rotina!

Por exemplo, a que horas você acorda? a que horas toma o café da manhã? Aposto que você já vive essa rotina mesmo sem saber então é preciso mapeá-la.

O segundo passo é melhorar a sua rotina: “em que espaços de tempo daria para eu encaixar o inglês?”

“Depois que chego do trabalho tenho tempo disponível... poderia utilizar para estudar inglês!”

“Se eu acordar mais cedo  tenho uma hora para estudar inglês”.

Então depois de você ter encontrado o seu tempo de uma hora para estudar inglês e melhorar a sua rotina é hora de utilizar o aplicativo que recomendo, ou colocar essa rotina em uma folha de papel na sua geladeira para que você não se esqueça dos horários.

O aplicativo que utilizo é o Roubit disponível na Android Store.

Existem aplicativos similares, mas gosto dele pela simplicidade.

Tá ok.

Você decidiu que irá praticar todos os dias, decidiu em que horário praticará inglês.

Simples, seis meses é o mínimo para alcançar a fluência, se você estudar uma hora por dia são 30X6 = 180 horas.

É muita coisa pessoal, são 7 horas por semana e 30 horas por mês e ao final do semestre vocês dominarão o inglês! Juntando isso com o plano semanal vocês estudarão muito mais.

Fazendo um pouquinho todos os dias virá uma bola de neve e vocês começam a dominar o idioma.

Em todo o Brasil eu aposto que não dá para contar 100 a quantidade de pessoas que fazem isso, que estudam todos os dias.

ETAPA 3 – Procure Um Mentor

Por mais que você consiga a fluência totalmente sozinho - e isso dependerá do seu esforço -,

existem maneiras e maneiras, porque  é algo difícil. Não vou mentir para você.

Principalmente se você tem o costume de se perder, e depois das dicas de se comunicar e praticar o idioma você ainda não está conseguindo identificar como irá fazer isso, se você se sentiu desmotivado, e um pouco perdido... .

eu recomendo a busca de um mentor que poderá auxiliá-lo nessa jornada.

E não estou falando de cursos tradicionais, ou professores particulares de inglês que são caros.

Sim. Um curso online.

mentor

Depois que você começar a falar inglês você vai perceber que comete diversos erros de precisão. E um mentor desde o início da sua jornada já o faria fluente e preciso.

Isso será um constante pensamento depois que dominar o idioma sozinho.

Não se engane: você já está na frente de alunos com dois anos de cursos, simplesmente porque  pratica o idioma em vez de apenas estudar.

Porém você começará a se preocupar com sua precisão.

Por isso ter um mentor para auxiliá-lo durante sua jornada, que acrescente conhecimento a você, essa preocupação deixará de existir.

“Mario,  eu ainda não tenho mentor...” Neste site dou dicas de ferramentas, dicas para encontrar estrangeiros na internet, dicas de cursos de inglês que recomendo.

Se você quer uma dica agora recomendo a Carol Capel porque  ela é uma especialista e vai desenvolver em você um idioma fluente e preciso, por já ter passado por todas as fases desde aprender sozinha, a conseguir um emprego em uma multinacional, se mudar para os Estados Unidos e ser professora há muito tempo.

“Mario, eu não quero um mentor e também estou sem paciência para praticar tudo isso sozinho.”

Recomendo o Universidade de Inglês que une a prática massiva com precisão a um curso completo.

Então se você quer realmente aprender o idioma inglês utilize as dicas porque  são boas ferramentas e bons cursos que recomendo.

CONCLUSÃO

Não se sinta desmotivado. Eu espero sinceramente que você saia daqui desse artigo com uma nova mentalidade para o aprendizado de inglês de verdade e sabendo como aprender inglês sozinho, logicamente.

Acredite em si mesmo e principalmente faça um pouquinho por dia que você vai ver o tamanho que o troço fica, depois do dia a dia trabalhado, falando e entendendo um inglês de excelência que o destacará dos demais.

E perguntarão para você qual foi o segredo de ter aprendido o idioma tão rápido, e aí você lembra do Phelps e explica a seus amigos.

Mesmo sabendo que a maioria deles não será capaz de aplicar isso.


Um abraço.

Summary
Como Aprender Inglês Sozinho Passo a Passo (Método Completo)
Article Name
Como Aprender Inglês Sozinho Passo a Passo (Método Completo)
Description
Guia passo a passo de como aprender inglês sozinho em pouco tempo.
Author
Publisher Name
Aprendafalaringles.com.br
Publisher Logo
Compartilhe
Click Here to Leave a Comment Below 1 comments
Karla

Amei o post e creio que o passo 2 seja um dos mais importantes e que muita gente deixa de lado na hora de aprender um idioma. Por isso super apoio estas dicas, pesquisar o que gosta, ter uma rotina/ cronograma e ter o apoio de alguém que saiba do assunto, são com certezas passos importantes pelo menos para iniciar os estudos sozinho. =) Vou acompanhar mais dicas!

Reply

Leave a Reply:

Participe! Workshop (GRÁTIS): Como Aprender Inglês rapidamente com metodologia cientifica em 4 aulas>>